ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Barcelona vem aí­

Semana que vem a AMD finalmente anuncia (com atraso ou não, depende do ponto de vista) os chips codinome Barcelona para servidores (serão chamados de Opteron, na verdade). Mas tem mais novidade. Clique para ler.

A informação curiosa por trás do lançamento é o fato de a AMD garantir que os preços já chegam competitivos e, pasmem, com produto homologado, os fabricantes estarão prontos para vender máquinas com o chip a partir de setembro e com diversas encomendas já feitas de clientes locais.

Pelo que conheço do mercado de processadores, a AMD pode voltar a fazer barulho nesse mercado. Sua última grande iniciativa foi o lançamento dos Athlon 64 quatro anos atrás e manteve suas novidades meio que em banho-maria nos últimos tempos – a última grande notí­cia foi a compra da ATI.

Por outro lado, já ouvi bastante que sua arquiinimiga Intel vive ciclos anuais – um ano quente de lançamentos, outro morno – e 2007 teoricamente é o ano de baixa. A AMD promete balançar um pouco as coisas com o Barcelona para servidores, o chip codinome Phenom para desktops e outros codinomes bizarros a caminho. A conferir, claro. Afinal, concorrência é bom e o consumidor ganha no final.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

Próximo post:

Post anterior: