ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: Ball Fan Q F-BP25TA “Patrulha Estrelar” da Panasonic

A coisa mais próxima da arma de movimento de ondas que você pode legalmente ter (sem destruir sua casa).

Em comemoração do centenário da criação do primeiro desenho animado japonês e do lançamento da série de anime 宇宙戦艦ヤマト 2202, Uchū Senkan Yamato 2202 (Patrulha Estrelar no Brasil ou Space Battleship Yamato nos EUA)…

A Panasonic do Japão lançou uma edição especial e limitada (apenas 333 unidades) do seu notório ventilador sem pás Ball Fan Q

… estilizado nas cores da nave espacial que dá nome ao filme:

Para quem ainda não foi apresentado, o Ball Fan Q da Panasonic é um curioso ventilador na forma de bola de ~25 cm de diâmetro e 2,8 kg de peso (com a base), que utiliza um engenhoso sistema turbo…

… capaz de assoprar uma quantidade de ar sete vezes maior (~8,6 m^3/min) do que foi sugado pela sua entrada de ar (~1,2 m^3/min) por meio de indução, ou seja, o vento soprado da sua turbina puxa o ar que entra pelas suas entradas laterais e se somam ao fluxo principal.

Isso resulta numa ótima relação de desempenho x consumo de energia, que pode variar de 4,1 até 21,5 watts de acordo com o seu ajuste.

O interessante é que com esse sistema, o Ball Fan Q pode ser deixado ao lado de um aquecedor doméstico de modo que o ar quente formado ao seu redor pode ser capturado pelo ventilador da Panasonic e espalhado pelo ambiente de maneria mais rápida e eficiente.

Outro recurso muito bacana é o chamado “1/f Yuragi” que simula o efeito do vento natural, ou seja, ao contrário dos ventiladores convencionais no modo “vento direto na cara” que cria um fluxo de ar constante que pode”refrescar” demasiadamente a dita parte do corpo, o Ball Fan Q pode variar automaticamente a potência da saída de ar, criando assim aquela sensação de ventinho gostoso que começa e para, começa e para…

Falando especificamente da versão do filme, além da cor e da insígnia da Cosmo Navy, a diversão fica por conta do seu iluminador a LED bicolor…

… o que lembra vagamente a famosa arma pulverizadora de traseiros alienígenas arma de movimento de ondas do cruzador espacial japonês:

O preço sugerido na lojinha da empresa (sem taxas) é de 75.000 ienes (~ R$ 2.122) e a previsão é que as primeiras unidades sejam entregues a partir do próximo dia 10 de maio.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano De Lima

    SEN-SA-CI-O-NAL!
    Pra variar somos surpreendidos novamente por um produto japonês bacana.
    Só que desta vez, nem é a distância (vulgo, frete) o desafio…

  • OLHA SÓ!
    Desde ontem de noite os dois primeiros episódios do novo Yamato 2022 estão disponíveis com legenda e irei assisti-los hoje. Estava me preparando e lembrei de vir olhar o Ztop + Zumo antes de fechar o navegador e me deparo com isso.
    Nagano sempre me surpreendendo.

    • Mario Nagano

      Viu só? E vc achava q eu era pouca porcaria né?

      Sou MUITA porcaria! ;-D

  • sigma7777777

    Parece bacana, mas o ventilador sem hélice é bem criticado por aí. Só me resta torcer para que esse vá além do belo visual.