ZTOP+ZUMO

Download do dia: Autodesk 123D (modelagem 3D para hobbistas)

Anunciado no final do mês passado, o 123D é um programa gratuito voltado para qualquer um que deseja transformar suas boas idéias em objetos reais.

Descrito pelo CEO da Autodesk — Carl Bass — como um programa para “crianças de todas as idades”, o Autodesk 123D é um produto voltado para o consumidor final que, de um certo modo vai de encontro ao que já ouvimos dos executivos da empresa sobre o interesse de que a Autodesk se torne uma empresa mais conhecida — ou pelo menos mais pop — entre os usuários finais.

Obviamente, essa iniciativa também traz outras vantagens indiretas para a empresa, já que ela permite que mais pessoas tenham acesso a um produto da casa de maneira legal — sem ter que apelar para uma cópia pirata — ao mesmo tempo que eles podem conquistar mais corações e mentes para o seu lado, já que a exposição/domínio a essa ferramenta pode ser um grande incentivo para que futuros profissionais procurem proficiência nos produtos mais avançados da Autodesk e não no concorrente (duh!)

E não ache que por ser de graça o 123D seja algo simples e sem-vergonha como um Paint 3D. Veja uma demo abaixo:

===

===

===

Mais exemplos aqui.

Além do programa, a Autodesk está disponibilizando uma generosa biblioteca de objetos e peças prontos para que o usuário não tenha que desenvolver suas criações do zero.

Além disso, ela também oferece centenas de objetos de cenário como móveis, plantas, animais, etc. no melhor estilo The Sims.

E se você não quiser que suas criações fique apenas no mundo virtual a Autodesk ainda criou parcerias com diversas empresas que podem ajudá-lo a materializar os seus projetos.

Por exemplo a 3D systems é uma empresa que vende impressoras 3D para uso pessoal/doméstico (como o notório RepRap) e até profissional. Já a Ponoko oferece um serviço onde as pessoas podem enviar seus projetos para a empresa que irá produzir as peças e enviá-las de volta para o cliente possa montá-la. Já a TechShop é uma espécie de workshop onde o usuário paga uma taxa mensal e tem acesso à uma infraestrutura completa para prototipar e construir seus inventos.

O 123D está atualmente na versão 4.1 beta e está disponível para download apenas na versão para Windows 7, Vista e XP tanto nas versões de 32 e 64 bits. As requisições mínimas de hardware é um PC equipado com um processador Intel Pentium 4 or AMD Athlon 64 de 2,0 GHz (ou superior), pelo menos 1 GB de SDRAM e 1,5 GB de espaço livre no disco, aceleradora gráfica com suporte para DX9 ou 10 e conexão para Internet.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • romulo 13/06/2011, 14:14

    GENIAL!
    BAIXAREI AGORA!

  • dflopes 14/06/2011, 23:10

    Simplesmente genial