ZTOP+ZUMO 10 anos!

Aumentando a memória do Mobo White

Atendendo a pedidos, fiz alguns experimentos com o Mobo White 1050 da Positivo para ver o quanto de memória RAM ele pode chegar, vindo equipado apenas um slot para pente de memória SODIMM (ocupado por um módulo de 512 MB) + 512 MB soldados na placa-mãe. Os resultados podem ser vistos depois do clique.

(Calma, Rosinha*, o Mobo reagiu bem ao transplante e passa bem na UTI) >;^)

Segundo o Wikipedia, o MSI Wind PC U100 (modelo em que se baseia o Mobo White) pode alocar até 2 GB de memória RAM, de modo que o único modo de aumentar a quantidade de memória do modelo 1050 é trocar  seu pente SODIMM DDR2 de 512 MB original por outro de 1 GB totalizando 1,5 GB.

Como tenho um pente desses no meu note (foto acima), fiz essa operação. O Mobo inicializou normalmente e o resultado apresentado no Painel de Controle do XP foi o seguinte:

De fato, a memoria interna subiu para 1,49 GB de RAM, de modo que podemos considerar esse upgrade viável.

Como eu também tenho um pente de memória de 2 GB com as mesmas specs (DDR2-667), repeti o experimento acima e o Mobo nem inicializou. :^(

Conclusão: a não ser que meu pente de memória não seja compatível com esse Mobo, aparentemente o máximo que o Mobo pode chegar é  mesmo 1,5 GB ( 1 GB SODIMM + 512 MB soldado na placa) e o único meio de mudar esse cenário, é se a Positivo resolver soldar 1 GB na placa-mãe, o que duvido, já que ele complicaria a produção do White 1000 de 512 MB.

De qualquer modo, ao contrário do Vista, o XP até que roda bem até com 512 MB de RAM. 1 GB melhor ainda.

*Rosinha é o apelido da nossa querida Rosa Arrais, dona da Rosa Arrais – Assessoria de Comunicação que toma conta da Positivo Informática e ainda tem que ficar aguentando figuras como a gente do Zumo.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Lyssuel Calvet

    Quando o Zumo fará um review das redes 3G? A promessa entre os netbooks da próxima geração é que já venham com modens 3G embutidos. Comprei um aspire one e espero ansiosamente pela rede 3G da TIM aqui na minha cidade(onde já há Oi 3G, Claro 3G). Sou cliente Tim e me informaram que ano que vem já estará disponível aqui(São Luís – MA). Quero ter a oportunidade de comparar as diversas redes para tomar a melhor decisão.

  • Interessante…

    Nesse caso penso da mesma forma como na questão da HD de 160GB: Pra que 2GB? Parece um pouco fora do perfil do produto. Valeria como opção de nicho mesmo.

    No acordo de empréstimo do note não tinha restrições a abrí-lo? 😀
    Ou só aquele básico: “O produto foi entregue em condições de uso e deverá ser devolvido nas mesmas condições” (ou algo do tipo)

  • Junior

    A mesmo nao tendo os 512 de ram a mais soldado na placa, 1giga ou 1,5 giga ja´está de bom tamanho pra qualquer aplicaçao a executar . Pesquisando no Youtube ainda nao vi nenhum video sobre o Mobo White
    que tal fazerem um videozinho dele ,como aconteceu com o primeiro Mobo .
    Vlw pessoal um super review assim ,so´encontramos por aqui esse review ficou Show !!!

  • Tucson

    Onde comprar o Mobo White? Estou querendo um e não consigo comprar…

  • Lyssuel:
    A cobertura e qualidade das redes varia muito conforme a localização do usuário, um teste feito em São Paulo pode não refletir a situação em sua cidade…

    Tucson:
    Só anunciaram, dificilmente lançam simultaneamente no Brasil (em plena era de blogs e informação instantânea).
    Vide sintonizador digital da Proview :/

  • André

    Eu me pergunto, com o aumento de 50% do dólar nos últimos 3 meses, pra quanto vai subir o preço desse mobo white – já que é só um Wind importado e com adesivo da Positivo. Com certeza não vai mais ser bom senso (econômico) comprar um.

  • RJP

    Olha, comprei um MSI Wind preto (irmão gêmeo desse Mobo White), e me disseram q dava p/ aumentar a memória dele, p/ 2 Gb (o responsável pela loja n deve saber q o dito já tem 512 Mb soldados na placa), ou seja, 1,5 Gb. Só q teria q abrir ele p/ fazê-lo (um pouco complicado, mas pelo q o Nagano mostrou, n é tão enrolado assim), e assim perderia a garantia do fabricante. Dei um passo p/ trás e vou me virando c/ 1 Gb mesmo.

    Sim, o bichinho é ótimo.

  • Helcio

    Se ele aceitar pente de 2Gb, mas o limite for de 2Gb no total ainda tem uma esperança. Se a BIOs dele for igual as do MSI Wind (derrepente não é…) basta desabilitar a memória onboard como mostra a FAQ da MSI neste link http://global.msi.com.tw/index.php?func=prodfaqanswer&faq_no=1977&prod_no=1474&maincat_no=135&cat2_no=582&cat3_no= , disponível na ultima BIOs 1.09.

  • Oi Helcio,

    Sim, a opção “OnBoard Memory on/off” existe na BIOS do Mobo 1050.

  • Helcio

    Opa, vlw Mário!!! Então nesse caso provavelmente deve dar para subir pra 2Gb!!!

  • Povo, é possível desabilitar a memória soldada na BIOS desde o lançamento do Mobo white para a instalação de um módulo de 2Gb, porém o desempenho acaba sendo melhor com 1,5Gb mesmo. 🙂

  • bravin

    gostaria de saber se e possivel usando o truque almentar a memoria do mobo 970 que vem com 512mb e hd de 60gb e que o equivalente Airis Kira 300 tem hd de 60g e memoria de 1024gb

  • Caio

    Gostaria de saber..

    se: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99504520-m

    essa memória e compatível ao meu mobo 1050 ?!

    grato!

  • Juliano

    como desmontar o mobo? por favor, me explique.

  • paulo

    Olá eu tb quero saber como faço para abrir o mobo m970 para aumentar a memoria para 1gb.

    Obrigado e parabéns pelas dicas dadas que são muito uteis.

  • Emerson Yamamoto

    Estava com um notebook desse modelo de um cliente, e infelizmente a Positivo não diz nada sobre expansão de memória RAM para esse modelo.
    Achei seu post e foi muito útil. Muito obrigado!
    Um abraço.

  • CACA-COBRA

    É possível deixar com 2G, para isso você precisa desativar a memória Onboard na BIOS.

    Já na BIOS, vá em “Advanced”->”Onboard Memory” selecione “Disabled”.

    Com isso basta instalar uma memória de 2G no Slot e usar.