Aumentando a memória do Mobo White (reloaded): 2 GB de RAM

A

mobo_2gb_a

Já faz algum tempo que fiz uma nota relacionada ao upgrade de memória do Positivo Mobo White 1050 e, na época, minha conclusão foi que o dito cujo só poderia chegar a 1,5 GB, juntando os 512 MB já soldados na sua placa-mãe com um novo um pente SODIMM de 1  GB no lugar do de 512 MB que já vem instalado na máquina.

Nos testes realizados, ao substituir esse pente original por outro de 2 GB, necas de pitibiriba: o sistema nem ligou.  :^P

Mas seguindo uma dica comentada por um leitor (thanks Hélcio!), dei uma olhada na BIOS do Mobo e na aba Advanced, realmente existe uma opção OnBoard Memory que, ao ser desabilitada (Disabled) realmente desliga os 512 MB internos, permitindo assim chegar ao seu limite de 2 GB.

mobo_1050_onboard_memo

Entretanto, existe uma sequência de procedimentos que o usuário precisa seguir para que o upgrade seja feito sem problemas. Observe também que qualquer modificação do hardware pode levar a perda da garantia de seu produto, ou seja, FAÇA-O POR SUA CONTA E RISCO (leia novamente essa última frase, por favor).

1. Entre na BIOS do sistema teclando DEL durante a inicialização da máquina.

2. Entre na aba Advanced e desabilite (Disabled) a opção OnBoard Memory. Saia da BIOS com a opção F10 e desligue o netbook.

3. Com o computador desligado, remova a bateria do netbook.

4. Retire os parafusos de fixação do gabinente com uma chave philips apropriada que ficam na parte de baixo do portátil e remova a base com cuidado.

5. Localize o pente de memória e substitua o mesmo por um pente de 2 GB SODIMM 667.

6. Recoloque a base do gabinete e fixe-a com os parafusos.

7. Reinstale a bateria e ligue o computador.

8. Se o boot ocorrer e o sistema operacional for carregado, o procedimento foi bem sucedido.

Note que, caso o pente de memória seja trocado sem desativar a memória interna, corre-se o risco do netbook nem ligar. Nesse caso, é preciso remover o pente de 2 GB, fechar o gabinete, reinstalar a bateria, entrar novamente na BIOS e mudar a opção de memória. Note que não é preciso reinstalar o pente de 512 MB, já que a memória interna seria suficiente para ligar a máquina.

De qualquer modo, reforço meu ponto de vista que 1 GB é mais do que suficiente para usar Windows XP. O dobro disso só faria sentido se o usuário quiser se aventurar em novas empreitadas, como por exemplo, instalar o Windows Vista no Mobo.

Quem sabe um dia… ;^)

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos