ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Aumentando a memória do Mobo White (reloaded): 2 GB de RAM

mobo_2gb_a

Já faz algum tempo que fiz uma nota relacionada ao upgrade de memória do Positivo Mobo White 1050 e, na época, minha conclusão foi que o dito cujo só poderia chegar a 1,5 GB, juntando os 512 MB já soldados na sua placa-mãe com um novo um pente SODIMM de 1  GB no lugar do de 512 MB que já vem instalado na máquina.

Nos testes realizados, ao substituir esse pente original por outro de 2 GB, necas de pitibiriba: o sistema nem ligou.  :^P

Mas seguindo uma dica comentada por um leitor (thanks Hélcio!), dei uma olhada na BIOS do Mobo e na aba Advanced, realmente existe uma opção OnBoard Memory que, ao ser desabilitada (Disabled) realmente desliga os 512 MB internos, permitindo assim chegar ao seu limite de 2 GB.

mobo_1050_onboard_memo

Entretanto, existe uma sequência de procedimentos que o usuário precisa seguir para que o upgrade seja feito sem problemas. Observe também que qualquer modificação do hardware pode levar a perda da garantia de seu produto, ou seja, FAÇA-O POR SUA CONTA E RISCO (leia novamente essa última frase, por favor).

1. Entre na BIOS do sistema teclando DEL durante a inicialização da máquina.

2. Entre na aba Advanced e desabilite (Disabled) a opção OnBoard Memory. Saia da BIOS com a opção F10 e desligue o netbook.

3. Com o computador desligado, remova a bateria do netbook.

4. Retire os parafusos de fixação do gabinente com uma chave philips apropriada que ficam na parte de baixo do portátil e remova a base com cuidado.

5. Localize o pente de memória e substitua o mesmo por um pente de 2 GB SODIMM 667.

6. Recoloque a base do gabinete e fixe-a com os parafusos.

7. Reinstale a bateria e ligue o computador.

8. Se o boot ocorrer e o sistema operacional for carregado, o procedimento foi bem sucedido.

Note que, caso o pente de memória seja trocado sem desativar a memória interna, corre-se o risco do netbook nem ligar. Nesse caso, é preciso remover o pente de 2 GB, fechar o gabinete, reinstalar a bateria, entrar novamente na BIOS e mudar a opção de memória. Note que não é preciso reinstalar o pente de 512 MB, já que a memória interna seria suficiente para ligar a máquina.

De qualquer modo, reforço meu ponto de vista que 1 GB é mais do que suficiente para usar Windows XP. O dobro disso só faria sentido se o usuário quiser se aventurar em novas empreitadas, como por exemplo, instalar o Windows Vista no Mobo.

Quem sabe um dia… ;^)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • FGH

    Mário eu como vc penso o mesmo, XP dá e sobra com 1GB mas…
    com o Windows 7 chegando e “otimizado” para netbooks vale a pena o upgrade.

  • Rodrigo

    Para Mim Em Informática: Velocidade Do Processador
    Capacidade do HD e Memória Ram Nunca São Demais.

    É muito melhor trabalhar com 2 gigas assim vc fica folgado pra abrir varios programas ao mesmo tempo (desde que não sejam programas gráficos ou muito pessados) sem deixar o sistema lento nem precisar da maldida memória virtual (Swap).

    Eu Tenho O Xp no meu desktop e tenho 2 gigas de ram
    O Sistema roda suave que é uma beleza
    Então quem puder e quiser fazer esse ugrade eu recomendo
    com toda certeza.

  • Rodrigo

    Faltou uma coisa

    Windows Vista? Neverrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    =)

  • Helcio

    Opa, VLW pela citação!!!

    Indo no embalo do post das Casas Bahia eu passei lá hoje e comprei o meu (ia catar por R$ 1.262,55 no submarino, mas pelo HD [mesmo algumas pessoas receberem o 1015 com HD de 120 {http://tinyurl.com/bum6vx}], Windows e até o kaspersky eu achei que valeu a pena) e notei que os dois Mobo que catei não estavam com o lacre (nos reviews que ví do MSI ele fica no parafuso inferior do meio). Tem algum outro lacre que não percebi?

    Obs.: Meu primeiro veio faltando a tecla “A” huahau

  • Jess Penido

    Oláá…
    Gostaria de uma judinha…

    Comprei um Mobo White 1050, e quero fazer um upgrade para 1,5 GB…
    Com essa memória o Office 2007 roda bem (sem lentidão?)?
    E o Windowns 7… roda no mobo com 1,5GB?

    Grata,
    Jess

  • Jess Penido

    AHHHHHHHHHHH, mais uma coisinha…
    Eu não tenho muita manha pra trocar o pente de memória…
    então eu teria que levar em algum lugar…
    Vocês tem alguma dica ???

    ;*
    Thanks

  • Nilson

    Eu tenho um MOBO 970… teria como eu instalar mais memória, visto que ele tem só 512? O programa BELARC diz que ele tem um slot vazio, mas me disseram que os slots são desativados (!)

  • Leonardo de Deus

    Bom dia. Sei que o post é antigo mas só agora resolvi fazer o up do meu mobo 1080. Realmente o limite é 2GB. Acontece que quando desabilitei a RAM onboard ele não ligou. já com ela habilitada funcionou normalmente mas apresenta o limite de 2GB conforme dito. Agora estou querendo avançar um pouco mais. Antes eu preciso atualizar a BIOS para depois tentar o overclock do processador pois vi que ele está configurado para baixo consumo de energia ao invés de desempenho, o que me faz crer que um overclock não seria muito arriscado. Alguém tem alguma experiência com esse procedimento no mobo 1080 ou 1050 pra me dar um help?