Aumentando a memória do Mobo White (reloaded): 2 GB de RAM

A

mobo_2gb_a

Já faz algum tempo que fiz uma nota relacionada ao upgrade de memória do Positivo Mobo White 1050 e, na época, minha conclusão foi que o dito cujo só poderia chegar a 1,5 GB, juntando os 512 MB já soldados na sua placa-mãe com um novo um pente SODIMM de 1  GB no lugar do de 512 MB que já vem instalado na máquina.

Nos testes realizados, ao substituir esse pente original por outro de 2 GB, necas de pitibiriba: o sistema nem ligou.  :^P

Mas seguindo uma dica comentada por um leitor (thanks Hélcio!), dei uma olhada na BIOS do Mobo e na aba Advanced, realmente existe uma opção OnBoard Memory que, ao ser desabilitada (Disabled) realmente desliga os 512 MB internos, permitindo assim chegar ao seu limite de 2 GB.

mobo_1050_onboard_memo

Entretanto, existe uma sequência de procedimentos que o usuário precisa seguir para que o upgrade seja feito sem problemas. Observe também que qualquer modificação do hardware pode levar a perda da garantia de seu produto, ou seja, FAÇA-O POR SUA CONTA E RISCO (leia novamente essa última frase, por favor).

1. Entre na BIOS do sistema teclando DEL durante a inicialização da máquina.

2. Entre na aba Advanced e desabilite (Disabled) a opção OnBoard Memory. Saia da BIOS com a opção F10 e desligue o netbook.

3. Com o computador desligado, remova a bateria do netbook.

4. Retire os parafusos de fixação do gabinente com uma chave philips apropriada que ficam na parte de baixo do portátil e remova a base com cuidado.

5. Localize o pente de memória e substitua o mesmo por um pente de 2 GB SODIMM 667.

6. Recoloque a base do gabinete e fixe-a com os parafusos.

7. Reinstale a bateria e ligue o computador.

8. Se o boot ocorrer e o sistema operacional for carregado, o procedimento foi bem sucedido.

Note que, caso o pente de memória seja trocado sem desativar a memória interna, corre-se o risco do netbook nem ligar. Nesse caso, é preciso remover o pente de 2 GB, fechar o gabinete, reinstalar a bateria, entrar novamente na BIOS e mudar a opção de memória. Note que não é preciso reinstalar o pente de 512 MB, já que a memória interna seria suficiente para ligar a máquina.

De qualquer modo, reforço meu ponto de vista que 1 GB é mais do que suficiente para usar Windows XP. O dobro disso só faria sentido se o usuário quiser se aventurar em novas empreitadas, como por exemplo, instalar o Windows Vista no Mobo.

Quem sabe um dia… ;^)

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="6934 http://zumo.com.br/?p=6934">comentários</span>

  • Mário eu como vc penso o mesmo, XP dá e sobra com 1GB mas…
    com o Windows 7 chegando e “otimizado” para netbooks vale a pena o upgrade.

  • Para Mim Em Informática: Velocidade Do Processador
    Capacidade do HD e Memória Ram Nunca São Demais.

    É muito melhor trabalhar com 2 gigas assim vc fica folgado pra abrir varios programas ao mesmo tempo (desde que não sejam programas gráficos ou muito pessados) sem deixar o sistema lento nem precisar da maldida memória virtual (Swap).

    Eu Tenho O Xp no meu desktop e tenho 2 gigas de ram
    O Sistema roda suave que é uma beleza
    Então quem puder e quiser fazer esse ugrade eu recomendo
    com toda certeza.

  • Faltou uma coisa

    Windows Vista? Neverrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    =)

  • Opa, VLW pela citação!!!

    Indo no embalo do post das Casas Bahia eu passei lá hoje e comprei o meu (ia catar por R$ 1.262,55 no submarino, mas pelo HD [mesmo algumas pessoas receberem o 1015 com HD de 120 {http://tinyurl.com/bum6vx}], Windows e até o kaspersky eu achei que valeu a pena) e notei que os dois Mobo que catei não estavam com o lacre (nos reviews que ví do MSI ele fica no parafuso inferior do meio). Tem algum outro lacre que não percebi?

    Obs.: Meu primeiro veio faltando a tecla “A” huahau

  • Oláá…
    Gostaria de uma judinha…

    Comprei um Mobo White 1050, e quero fazer um upgrade para 1,5 GB…
    Com essa memória o Office 2007 roda bem (sem lentidão?)?
    E o Windowns 7… roda no mobo com 1,5GB?

    Grata,
    Jess

  • AHHHHHHHHHHH, mais uma coisinha…
    Eu não tenho muita manha pra trocar o pente de memória…
    então eu teria que levar em algum lugar…
    Vocês tem alguma dica ???

    ;*
    Thanks

  • Eu tenho um MOBO 970… teria como eu instalar mais memória, visto que ele tem só 512? O programa BELARC diz que ele tem um slot vazio, mas me disseram que os slots são desativados (!)

  • Bom dia. Sei que o post é antigo mas só agora resolvi fazer o up do meu mobo 1080. Realmente o limite é 2GB. Acontece que quando desabilitei a RAM onboard ele não ligou. já com ela habilitada funcionou normalmente mas apresenta o limite de 2GB conforme dito. Agora estou querendo avançar um pouco mais. Antes eu preciso atualizar a BIOS para depois tentar o overclock do processador pois vi que ele está configurado para baixo consumo de energia ao invés de desempenho, o que me faz crer que um overclock não seria muito arriscado. Alguém tem alguma experiência com esse procedimento no mobo 1080 ou 1050 pra me dar um help?

RSS Podcast Sem Filtro




+novos