ZTOP+ZUMO

Salão do Automóvel 2014: Audi, Toyota e outros bichos

Para encerrar a cobertura do Salão do Automóvel 2014, veja o que Audi, Toyota, Ford e outros fabricantes reservaram.

Fotos: Marilu Araújo e Divulgação Fabricantes

AUDI

Em discurso repleto de planos e metas para o Brasil, a Audi apresentou o aguardado Audi TT Roadster no Salão Internacional do Automóvel 2014. A montadora alemã anunciou crescimento de 100% em vendas, com uma projeção de 12 mil unidades até dezembro. A perspectiva da Audi é alcançar 30 mil carros vendidos anualmente até 2020, com mais de 60 lojas — atualmente, totaliza 33.

Além disso, o número mais importante do discurso foi o do investimento de R$ 500 milhões  na planta de São José dos Pinhais (PR), para produzir o Audi A3 Sedan com motor bicombustível (flex).

Malagrine

O esperado TT Roadster era a atração principal da Audi para este Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014. E ele não desapontou nem um pouco.

_MG_3732

Lançado no Salão de Paris no mês passado, o TT Roadster inaugurou um novo conceito para painéis chamado Audi Virtual Cockpit. Com um display de 12,3 polegadas que trabalha com um processador gráfico NVIDIA Tegra 30, ele pode exibir as informações do veículo em 3 modos: entretenimento/mapas, esportivo e clássico. Para navegar por telas e opções, usa-se a superfície de um botão giratório no painel como um touchpad (MMI Touch), além de botões do próprio volante.

Audi TT Roadster Audi TT Roadster
Apesar das novidades tecnológicas, o carro não deixa seu lado nervoso de lado. O TT Roadster na versão S é equipado com motor turbo de quatro cilindros de 301 cv e 380 Nm de torque e câmbio S-tronic de 6 marchas. Segundo a Audi, as vendas deste TTS começarão no início de 2016.

IMG_20141105_153154829

Foto do Henrique feita com o Moto Maxx

_MG_3854

Fabiok comenta: a apresentação do TT Roadster teve o famoso momento “abrir cortina” com participação da modelo Izabela Goulart. Ela surpreendeu a todos os presentes pela beleza (claro) e por uma das silhuetas mais magras que já vi. Vida dura essa de passarela 🙁

_MG_3705

Marilu comenta: Vida dura é a da escriba/aprendiz de fotógrafa que carregou 10 kg de equipamentos durante todo o dia de abertura do Salão e, ainda, suou a blusa para conseguir um lugar digno nos pits de fotógrafos em cada stand. Humpf!

Na parte de conceitos, o Audi Urban Concept foi a vedete do stand da marca nas versões Coupé e Cabriolet.

IMG_3616

Este veículo ultra-urbano para duas pessoas pesa 480 kg (em ambas configurações) e é impulsionado com dois motores elétricos de 20 cv e 47 Nm de torque cada.

IMG_3620

Outro destaque nos discursos da Audi durante o Salão do Automóvel foi o A3 Sportback e-tron. Segundo a montadora, o início das vendas está prometido para o País no segundo semestre de 2015.

Este hatckback híbrido tem potência combinada de 204 cv de um motor elétrico (54 cv) e outro a combustão 1.4 l TFSI (150 cv). Em conjunto, a autonomia do modelo pode passar de 900 quilômetros, segundo a montadora.

IMG_3637
Uma ação de test-drive da marca dava ao visitante do Salão do Automóvel a chance de percorrer o entorno do Pavilhão do Anhembi com um carro da linha esportiva da Audi.

IMG_3641
O modelo mais disputado e mais potente das opções disponíveis era o R8 V10 Coupé Plus, com motor de injeção direta 5.2 l FSI, de 550 cv e 540 Nm de torque a 6500 rpm.

IMG_3642
Outro modelo disponível para o test-drive foi o Audi RS7. Aqui, segue uma vista de seu interior.

TOYOTA

Um carro conceito movido a hidrogênio e outro saído do universo dos games foram os principais destaques da Toyota no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014. A montadora japonesa mostra que o futuro pode estar mais perto do que imaginamos.

IMG_4450

FCV

Este modelo da Toyota estreia em terras latino-americanas nesta edição do Salão. O FCV é movido por energia elétrica gerada pela reação eletroquímica entre hidrogênio e oxigênio. De acordo com a fabricante, o conceito pode rodar até 700 km usando dois tanques de hidrogênio e atingir uma velocidade máxima de 170 km/h.

IMG_4446

Nos planos da Toyota, o lançamento comercial do FCV é esperado para o primeiro semestre de 2015 no Japão e, logo em seguida, nos Estados Unidos.

IMG_4457 IMG_4455

FT-1

Este conceito superesportivo está na América Latina pela primeira vez dentro deste Salão. Seu nome vem de Future Toyota, ou Toyota do Futuro em português. O design é assinado pelo estúdio Calty Design Research, responsável pelos modelos da marca no jogo Gran Turismo.

OUTROS FABRICANTES

Com o final do Salão Internacional do Automóvel 2014, resta agora a espera pela próxima edição. Enquanto isso, selecionamos os melhores vídeos da cobertura deste ZTOP.

Ford Mustang EcoBoost Premium Fastback 2015

Anúncio do Jeep Renegade

Apresentação do Honda HR-V

Revelação do conceito Volkswagen T-ROC

Apresentação da picape conceito Renault Duster Oroch

Revelação do SUV conceito Nissan Kicks

Detalhes do conceito Hyundai HB20 R-Spec Concept

Fabio Koiti escreveu sobre TI nos idos de 1990 e 2000 em revistas como PC Magazine Brasil, Windows Sources, PC Computing e PC World Brasil. Agora, está de volta para falar dos carros (e outros veículos) mais legais que pintarem por aqui.

  • lightness RS 17/11/2014, 02:25

    Boas fotos!