Gadget do dia: Robô vestível Atoun Himico da Panasonic

G

Novo robô de uso pessoal alivia o esforço nas longas caminhadas e chega ao mercado a partir deste mês.

Durante a última CES 2019 a Panasonic apresentou para o público americano seu primeiro robô vestível (ou powered wear) para uso pessoal a chegar no mercado — o chamado Model Y — criado pela sua subsidiária Atoun (ex-Activelink Co.)

Nesta mesma oportunidade, a empresa também mostrou o protótipo do seu próximo produto a chegar ao mercado ainda neste ano que recebeu o nome de Himico cuja função também é de dar uma “forcinha” para o seu usuário, só que não para levantar pesos e sim para esticar as caminhadas:

Como assim?

Himico utiliza um sistema de servo-correias presas nas pernas do usuário — o que ajudam no seu movimento — fazendo assim com que a pessoa se esforce menos ao fazer uma caminhada, em especial nas subidas ou em trilhas mais acidentadas.

Dai, como nas bicicletas elétricas da Panasonic fica claro que Himico não vai andar para você e sim permitir que você chegue mais longe.

Segundo estudos realizados pela empresa, Himico proporciona um ganho de rendimento de até 19,0% na subida de uma colina, 17,8% na subida de escadas e até 30,8% caminhando em terreno arenoso.

Clique para ampliar

Fora isso, seu sistema robótico é capaz de se ajustar automaticamente à postura e movimentos do seu usuário tornando assim o seu uso mais normal e agradável.

Oportunidade para todos

Assim como o Model-Y a idéia por trás de Himico é de — se não acabar, pelo menos minimizar ao máximo — as limitações impostas pela idade, gênero e força física criando sim uma sociedade mais justa e sem barreiras, ao mesmo tempo que amplia as oportunidades de trabalho para todos.

Além disso, sua tecnologia também pode ser usada por pessoas idosas que voltam a ter maior capacidade de locomoção, permitindo assim que elas possam praticar mais exercícios na forma de caminhadas, melhorando assim a sua qualidade de vida.

A previsão é que as vendas de Himico comecem no início do ano fiscal da empresa que começou no início deste mês (abril/2019).

Mais informações aqui.

Veja também:

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos