ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

ATI prepara novas placas de ví­deo

Logo da ATI RadeonÉ um dos segredos mais mal-guardados da história: a ATI está se preparando para anunciar em breve sua nova linha de placas de ví­deo, a série HD 2000. Segundo o site Engadget ela será composta pela Radeon HD 2900 XT, o modelo high-end para gamers entusiastas, Radeon HD 2600 para o mercado mainstream e a Radeon HD 2400 para quem quer preço baixo. Versões Mobile dos chipsets, para uso em laptops, também foram desenvolvidas: as especificações do recém-anunciado HP Pavilion HDX listam uma ATI Mobility Radeon HD 2600 XT como placa de ví­deo.

As placas adotam uma arquitetura unificada, como a das NVIDIA GeForce série 8000, onde em vez de unidades separadas para o processamento de pixels e vértices são usados “stream processors” que podem adotar a função mais necessária no momento, eliminando gargalos no processamento de cenas complexas. A Radeon HD 2900 XT tem 320 stream processors, que também poderão ser usados para funções não relacionadas a gráficos, como inteligência artificial ou a fí­sica nos jogos. Todos os modelos são capazes de reproduzir ví­deo em alta definição, usando a tecnologia AVIVO HD.

O site DailyTech conseguiu uma unidade da Radeon HD 2900 XT com 512 MB de VRAM e a comparou a uma NVIDIA GeForce 8800 GTS com 640 MB de VRAM, com resultados favoráveis. A placa da ATI chegou a ter desempenho até 30% superior em jogos como Call of Duty 2, embora nos outros jogos a diferença tenha sido bem menor, sempre com pequena vantagem para a Radeon. Já o site OCWorkbench colocou na Internet fotos obtidas por um site chinês de uma Radeon HD 2600 XT. Segundo informações o consumo da placa é de menos de 80W, não é necessária alimentação extra (com aquele conector especial de quatro pinos vindo da fonte do PC) e o uso de CPU durante a reprodução de ví­deo em alta definição a 1080p foi de menos de 5%.

O anúncio oficial das novas placas deve acontecer nas próximas semanas. Estamos de olho, e voltaremos com mais informações a qualquer momento.