ZTOP+ZUMO

Hands-on: Asus Zenbook UX21A (bônus: um ultrabook popular)

Mesmo com o monte de anúncios de ontem na Computex 2012, a Asus deixou alguns truques na manga para hoje, primeiro dia oficial da feira em Taiwan. O primeiro é o ultrabook Zenbook UX21A Touch Screen, seu primeiro ultrabook com tela sensível ao toque, mas também tem a atualização da linha UX original com processador Intel Core “Ivy Bridge” e um modelo que pode ser considerado “popular” – e que será lançado no Brasil.

Primeiro, o UX21A: se você não prestar atenção, a máquina parece um ultrabook convencional, como o UX21, lançado no ano passado, só que tem a tela sensível ao toque por conta do Windows 8 (que pede intuitivamente por toques na tela na interface Metro). Ele não é o Transformer Book, mas mantém o espírito da coisa sem destacar a tela: o toque complementa a experiência do sistema operacional.

Essa máquina virá com processador Intel Core de 3a geração (“Ivy Bridge”) com gráficos Intel 4000, tela IPS de 11,6 polegadas Full HD com 10 pontos de toque e armazenamento SSD de até 256 GB.

Uma pequena demonstração em vídeo:

O UX21A mede 299 x 196,8 x 17,5 mm e pesa 1,2 kg. Segundo a Asus, a máquina será lançada no segundo semestre, provavelmente após o lançamento do Windows 8 em setembro, e sua data de lançamento no Brasil vai depender da demanda do mercado internacional. 

Além disso, a linha Zenbook ganha este mês uma atualização para processador Intel Core “Ivy Bridge”. O modelo Zenbook UX32 (que complementa a linha o UX31, que mantém o design ultrafino) traz ainda pequenos ajustes de configuração/desenho (é mais grosso, tem placa de vídeo dedicada).

Mas, para o mercado brasileiro, esse ultrabook aqui é o mais interessante: é uma nova série chamada Extra-Thin S, com corpo em plástico e tampa de alumínio, processador Intel Core de 3a geração (i3 a i7), USB 3.0, placa de vídeo Nvidia GeForce GT 600 e versões de tela de 14 e 15,6 polegadas. Um dos modelos terá SSD integrado, o que o torna um ultrabook pelas especificações oficiais.

Tem ainda um drive de DVD (!), até 8 GB de RAM e armazenamento em SSD ou HD. A versão de 14″ mede 348 x 248 x 21 mm e pesa 2 kg e a de 15″, 380 x 265 x 21 mm e pesa 2,3 kg.

Segundo a Asus Brasil, a ideia é lançar esse produto em sua versão mais básica no país por um preço estimado em R$ 1.800 nos próximos meses com fabricação local – se confirmado (dependendo da cotação do dólar, claro), será o primeiro ultrabook na faixa de preço de US$ 1.000 estimada pela Intel. A conferir.

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin