ZTOP+ZUMO

[Computex 2012] Asus vai de híbridos com Windows 8

Hardware com Windows 8 é o tema central da Computex 2012, e a Asus mostrou sua nova linha de portáteis híbridos, que vai de um computador tudo-em-um com tela destacável a notebooks com dupla funcionalidade e um com duas telas, o Asus Taichi.

Na coletiva de imprensa, Jonny Shih, chairman da Asus, apresentou a nova linha de produtos. Depois de falar sobre a importância de serviços na nuvem (que a Asus enfoca sob o nome Asus Open Cloud Computing, aberta para qualquer tipo de aparelho/sistema operacional) e da nova existência do “CIO doméstico” (ou o executivo-chefe de informações para a família, em um nome um tanto estranho), o executivo demonstrou os novos aparelhos.

leia também da Computex 2012:
>>>Acer bota as fichas no Windows 8
>>>Galeria de fotos: Asus Taichi
>>>Galeria de fotos: Asus Transformer Book

O primeiro deles é o Transformer AiO (All-in-One), uma máquina tudo-em-um movida a processador Intel e com tela de 18,4 polegadas… que se destaca da parte principal do computador e se torna um tablet gigante – “o maior do mundo”, nas palavras de Shih. O equipamento roda Windows 8, mas roda também Android em modo dual-boot.

Ainda na linha de tablets, são dois novos modelos também com o sistema operacional da Microsoft: o Asus Tablet 810 (com processador Intel Atom, 2 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e tela de 11,6″) que roda Windows 8 e o Asus Tablet 600 (abaixo), com processador Nvidia Tegra 3, tela de 10,1 polegadas, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. Ambos têm como opcional um dock com teclado e maior tempo de duração de bateria.

Já o Transformer Book é o híbrido teoricamente perfeito para o Windows 8: vem com teclado, mas a tela pode ser destacada para uso como tablet. Virá com Windows 8, 4 GB de RAM, portas USB 3.0 e tela multitouch, em versões com tamanhos de tela de 11,6″, 13″ ou 14″ e processadores Intel Core i3/i5/i7 de terceira geração (“Ivy Bridge”).

Finalmente, o Asus Taichi vem nos ensinar que notebooks podem ter um pouco de coisas diferentes: em vez de fazer um híbrido com tela que gira (como a Lenovo fez com o Yoga), o Taichi tem duas telas (!). Aberto, o portátil pode mostrar informações pelos dois displays, e fechado pode ser usado como tablet.

Perai, não entendeu nada? Então veja o vídeo abaixo:

A Asus não informou mais especificações técnicas, data de lançamento ou preço sugerido dos produtos.

Disclaimer: ZTOP viajou a Taipei a convite da Asus (e usou algumas milhas extras do próprio bolso pra ficar mais divertido). Todas as opiniões aqui são nossas. 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin