ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Asus Transformer Book Trio: Windows e Android vivem juntos

Reza a lenda que alguns fabricantes de hardware fazem alguns produtos para vender que nem pão quente e outros para mostrar ao concorrente que são inovadores e pensam diferente. O exemplo da Asus nesta Computex 2013 de “olha só que incrível” é o seu Transformer Book Trio, um híbrido de desktop (!), tablet e notebook.

Vamos por partes. Em janeiro, vi lá na CES em Vegas o Asus Transformer AIO, um tudo-em-um que também roda Android e Windows 8 – e que tem um chip Intel no “desktop” e um NVidia no “tablet”. O Transformer Book Trio é uma evolução da coisa toda, com um diferencial: agora são DOIS chips Intel (um na base e um no tablet, e viva o Android que roda em chips X86). Abaixo, Jonney Shih, chairman da Asus, mostra o produto na coletiva hoje de madrugada (ah, viva o fuso horário de Taiwan!) (foto via Asus)

977320_551742474869155_296695391_o

E como funciona isso? A tela de 11,6″ se conecta a um dock com teclado (chamado PC Station) – até aí tudo bem. Desse modo, o Trio roda Windows 8 sem problemas. Essa base tem um processador Intel Core i7 de quarta geração (“Haswell”), 750 GB de HD e também pode ser conectada a um monitor externo (se transformando, desse modo, em um desktop).

Ao destacar a tela da base , entra em ação um tablet Android 4.2 Jelly Bean movido por um processador Intel Atom de 2 GHz e com 64 GB de armazenamento interno. E assim a mágica do “produto triplo” é solucionada. Ainda nada de preço ou data de lançamento lá fora, e a Asus Brasil (oi Marcel!) diz que chega no segundo semestre por aqui..

 

asus transformer book trio - 2

Além do Transformer Book Trio, a Asus também mostrou na Computex uma nova atualização da sua linha de tablets de 10″ com Android, com o novo Transformer Pad Infinity – também com dock + teclado embutido + portas de expansão.

New ASUS Transformer Pad Infinity_1

É o primeiro tablet da Asus com processador Nvidia Tegra 4 (e o segundo que vimos no mercado) de 1,9 GHz (quad-core) e uma tela de 10,1″ IPS com resolução 2560 x 1600 (yay!), rodando Android 4.x Jelly Bean. O dock vem com touchpad, teclado, porta USB 3.0 e um leitor de cartões padrão SDXC. Também nada de preço ainda, muito menos data de lançamento (lá fora, lá fora). No mundo dos tablets mais em conta, tem o MeMO Pad de 7″ também.

New ASUS Transformer Pad Infinity_3

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin