ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Asus Transformer Book Duet TD300: um notebook, um tablet, dois sistemas

CES 2014: Um dos lançamentos principais da Asus na CES 2014 (além dos smartphones, claro) é o híbrido Transformer Book Duet TD300.

Além de desempenhar o papel clássico de notebook com tela destacável que se transforma em tablet, o Duet também roda dois sistemas operacionais em um mesmo chip: Windows 8.1 e Android.

No fim das contas, acaba sendo um aparelho quatro-em-um (tablets Windows e Android, notebook Windows e Android).

O hardware do Transformer Book Duet TD300 usa um chip Intel Core i7 (4a. geração), com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento na parte tablet (expansível com cartões microSD) e até 1 TB no teclado/base. A tela IPS multitoque de 13″ tem resolução Full HD (1920 x 1080) e webcam integrada, e a máquina conta ainda com portas USB 2.0/3.o, Ethernet, HDMI 1.4, Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.0.

Mas a mágica mesmo é uma tecnologia chamada Instant Switch, que permite alternar em tempo real entre Windows e Android ao pressionar um botão no teclado:

SONY DSC

A Asus diz que não usa tecnologias de virtualização para essa alternância entre sistemas. Ao trocar, não é uma reinicialização de sistema – você continua de onde parou no ponto anterior. E é bastante rápido alternar entre um OS e outro.

E é rápido mesmo. Para levar para o modo tablet, basta pressionar o botão no meio do teclado, próximo à tela, e destacar o tablet grande.

SONY DSC

No caso do modo tablet (Win ou Android) ou do Windows em desktop, um ícone de aplicativo faz o papel do botão Switch.

No lado Windows, roda a versão 8.1 do sistema. No Android, o 4.1 por enquanto. A Asus não deu data de lançamento nem preço sugerido para o Duet ainda.

Mais fotos do híbrido:

SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC SONY DSC

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Você chegou a tirar fotos do encaixe? Na minha opinião esse é ponto mais complicado dos híbridos, mas aparentemente este está bem discreto e nem dá pra desconfiar que é destacável.

    • Henrique Martin

      a Asus mudou o sistema de encaixe. está mais rígido e destaca com um botão de clique (antes era uma travinha chata).

  • Marcel

    esse eu tenho interesse! mas acho que o interesse passa logo depois de anunciar o preço… principalmente aqui no brasil…

  • JbentoFilho

    Onde comprar no Brasil?