ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Asus Tinker Board S

[Ainda na CES 2018] Da série “produtos que eu não imaginava que a Asus fazia”, os amigos de Taiwan têm um concorrente do Rasberry Pi – e que já está na sua segunda geração, chamada de Tinker Board S.

O modelo original tem grande documentação disponível para quem quer brincar de “faça você mesmo seu PC/IoT/coisa conectada”. O Tinker Board S parece ser um update interessante para o produto.

E nada mais é do que uma plaquinha única de formato muito pequeno (ou SBC, “single board computer”) com processador ARM da Rockchip, 16 GB de armazenamento interno e 2 GB de RAM para começar a brincar.

E cheia de conexões:

Na suíte da Asus na CES, uma Tinker Board S rodava duas funções simultâneas: servia de estação de áudio sem fios e rodava um app/benchmark de reconhecimento de imagem (com a placa do carrinho ali embaixo).

E tem até um case opcional para proteger a plaquinha:

Lá fora, o Tinker Board original era vendido por um preço em torno de US$ 60 – o modelo da nova geração não deve ser muito diferente no preço, que não foi divulgado ainda.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin