ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Asus Taichi: o notebook das duas telas

O Asus Taichi é o Nokia 808 dos taiwaneses: seu conceito pode assustar de cara (41 megapixels no celular da Nokia! Duas telas no notebook da Asus!), mas a prática pode ser bem mais interessante.

Primeiro porque o Windows 8 é, sim, ideal para uso com a tela sensível ao toque (assim como o 808 tira fotos incríveis aproveitando a super resolução ao máximo).

E ter os dois modos – notebook E tablet – no mesmo equipamento pode ser interessante – como fazer uma apresentação em uma sala sem precisar de projetor, por exemplo. Claro que a tela externa merece cuidados adicionais e pode ser desligada.

A Asus disse que vai oferecer o Taichi em duas configurações: 11,6 polegadas e 13,3 polegadas. Segundo a fabricante, o Taichi é tão leve e fino como um ultrabook Zenbook. Por enquanto, nada de data de lançamento ou preço sugerido.

Nagano comenta: Para mim essa idéia de um portátil com duas telas é de fato interessante porém meio que óbvia. Digo isso porque já vi essa idéia ser explorada no passado em celulares como o Motorola Razr V3 e até mesmo em portáteis como o ASUS W5Fe.

Assim, o que mais me chamou a atenção neste anúncio nem foi o conceito em si, e sim a coragem e ousadia da Asus em realizá-la — já que o custo de uma segunda tela LCD vai elevar o preço final desse produto, o que vai ser um prato cheio para a tchurma do “Tá caro!” em especial por aqui.

Mas fazer o que né? Qualquer inovação que não venha da empresa com nome de fruta tem dessas coisas. Way to go Asus!

Mais fotos do Taichi:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin