ZTOP+ZUMO 10 anos!

Macro: Asus NovaGo com Snapdragon 835

[Snapdragon Tech Summit 2017] Primeiro notebook 2-em-1 sempre conectado deve chegar no mercado americano no início de 2018 com preços que variam de US$ 599 até US$ 799.

A Asus tem uma longa tradição de ser um dos primeiros fabricantes do mercado a colocar um novo tipo de PC no mercado. Foi assim no passado com o eeePC (o primeiro Netbook), o Transformer Pad (o primeiro 2-em-1), o Zenbook (o primeiro Ultrabook) e agora o NovaGo, o primeiro notebook “Always Connected” com processador Snapdragon 835 e Windows 10s (com opção de upgrade gratuito para o 10 Pro):

Medindo aproximadamente 31,6 x 1,49 x 22,1 cm (LxAxP fechado) e 1,39 kg de peso, o NovaGo é um notebook 2-em-1 do tipo “Yoga” ou seja, além dos modos desktop e tablet, ele também pode assumir outros modos como o notório display…

… e tenda:

Internamente ele vem equipado com um processador Snapdragon 835 de 2,6 GHz com aceleradora gráfica Adreno 540 de 710 MHz, 2 GB / 6 GB / 8GB de memória LPDDR4x de 1.866 MHz (soldada na placa) e disco SSD UFS 2.0 de 64GB / 128GB / 256GB. Ele é apresentado em um tom de cinza metálico que a empresa chama de Sky Grey.

Sua bateria do tipo Li-Po de 52 Wh tem autonomia estimada em até 22 horas de uso normal e ~30 dias no modo stand by.

Já sua tela LCD-LED de 13,3″ tem resolução full HD (1.920 x 1.080 pixels) e vem com uma câmera com resolução HD montada no topo. Interessante notar que sua interface de toque possui um curioso recurso “Intelligent palm-rejection” que não reconhece o contato da palma da mão com a tela como um comando de toque:

Seu teclado (retroiluminado) segue o estilo visual da empresa sendo que o seu touchpad também integra o sensor biométrico do mesmo tipo usado em smartphones:

Com relação à suas portas de comunicação, o destaque fica por conta do seu modem Gigabit LTE Qualcomm Snapdragon X16 equipado com uma antena MIMO 4×4 com velocidade de download de 1 Gbps e upload de 150 Mbps.

Além disso, o VivoGo também vem equipado com Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac com antena 2×2 MIMO.

No lado esquerdo do portátil ficam o LED de carga da bateria, a entrada de energia, duas portas USB 3.1 do tipo A e outro LED de estado indicando o modo “avião”:

Já do lado direito ficam o botão de liga/desliga, controle de volume, saída de áudio/microfone, HDMI e o slot para cartão nano SIM e um cartão microSD do mesmo tipo usado em smartphones:

No geral, trata-se de um produto de desenho bem convencional com foco mais para o lado prático do que para o estiloso (como o Envy x2 da HP).

Com relação ao seu desempenho, tivemos a oportunidade de rodar rapidamente o WebXPRT cujo resultado foi o seguinte:

A primeira vista, trata-se de um desempenho modesto mas precisamos levar em consideração que se trata de uma plataforma que trabalha diferente do x86 cujo foco está mais na conectividade e autonomia de bateria do que força bruta propriamente dita, um assunto por sinal que iremos abordar com calma em outro post.

Fiquem ligados!

Disclaimer: Mario Nagano viajou para o Havai a convite da Qualcomm, mas as fotos bacanas, opiniões brilhantes e piadinhas infames são dele mesmo.

Nota do Editor-Chefe: título e URL foram corrigidas às 21h40 para o número correto do processador (835, não 845)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Só uma correçãozinha que passou batida na revisão: o Eee PC foi o primeiro Netbook do mercado e fará 10 anos de lançamento mês que vem. Como o tempo voa, lembro do frenesi que essas maquininhas tinham (ironicamente, algumas com modem 3G) pouco depois de serem anunciadas.

    • Mario Nagano

      Sim erro nosso e já corrijido.

      Brigadão pelo toque.

    • Ainda tenho o meu por aqui, com WinXp.
      Sem saber o que fazer com ele.

      • tuneman

        Dá pra usar conectado a TV.
        Ele reproduz bem videos Full HD?

        • vou testar um MKV 1080p. Mas acho dificil

  • Djalmir Messias

    Intelligent palm rejection? Quer dizer que, em tese, toda canetinha stylus funcionaria como as caras que possuem bluetooth (justamente pra rejeição de palma)? Se for verdade, isto vai ficar bem interessante.