Asus e Qualcomm preparam primeiro smartphone nacional com QSiP

A

O primeiro smartphone nacional com QSiP da Qualcomm será lançado pela Asus no dia 13 de março, de acordo com fontes consultadas por este blog.

A Asus Brasil está enviando para a mídia especializada um convite para o lançamento de um novo produto que foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm exclusivamente para o Brasil.

Como é de se esperar de um teaser, o convite é superficial e vago, mas conhecendo a Asus Brasil ela deve ir soltando na rede algumas migalhas de informação na forma de mensagens cifradas (“?☂️?”), subliminares (o fundo desse convite) e até vazadas de maneira seletiva para manter o hype elevado até lá, apesar de que isso não impede que o nosso palpitômetro já entre em funcionamento.

Análise semântica

Para nós, a frase mais reveladora que aparece nesse convite é a afirmação de que esse produto foi preparado “exclusivamente para o Brasil” ?.

De fato, o Head Global de Operações de Marketing da ASUS (e chapa deste Ztop+Zumo) Marcel Campos, durante uma live no Instagram transmitida ontem (17/02) revelou mais detalhes, afirmando que esse evento “tem a Qualcomm como parceira” e esse produto não vai vender em em nenhum outro lugar” — ou seja — só essa última afirmação meio que descarta produtos globais mesmo que adaptados para atender ao mercado local como o Zenfone 6 (que nem vai ser apresentado na MWC 2019), Zenfone Max Pro M2 ou um Always Connected PC.

Fora isso, interessante notar que o grafismo no centro do convite, mostra um contorno retangular que lembra um telefone celular.

Assim, se nós aqui deste Ztop+Zumo fossemos apostar nossas fichas em algo, o nosso chute é que esse produto poderia ser um smartphone com QSiP da Qualcomm…

… o notório “chipão” da empresa que reúne em uma única peça…

… praticamente todos os principais componentes necessários para a fabricação de um smartphone:

Exclusivo para o Brasil

Para quem não sabe, o QSiP é um produto inédito que será produzido inicialmente no Brasil com a tecnologia de fabricação da USI de modo que o Brasil será um dos primeiros habilitadores dessa tecnologia no mundo.

Segundo Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm do Brasil, a intenção dessa iniciativa é de permitir que empresas locais tenham acesso a tecnologia Qualcomm e possam desenvolver seus próprios dispositivos localmente.

Inicialmente nossa impressão era que o QSiP seria voltado para o desenvolvimento de smartphones de entrada, mas pelo que já ouvimos no mercado, esse produto passou por mudanças de modo que hoje ele se encaixaria no perfil de um modelo intermediário numa faixa de preço que no Brasil – de tão disputado – recebeu o apelido carinhoso de faixa de Gaza.

De fato, o pessoal da Qualcomm até já mostrou um protótipo funcional de um smartphone com esse componente durante a última Futurecom 2018 para deixar claro que o produto não era vaporware e segundo, que ele já estaria num estágio bem avançado de desenvolvimento e pronto para ser oferecido para os integradores locais:

Desde o seu anúncio, a Qualcomm vem conversando com diversos players locais que poderiam se interessar em lançar produtos baseados nessa nova plataforma, sendo que a previsão inicial era de que os primeiros modelos poderiam chegar ao mercado até o fim de 2018 — mas durante o evento da Futurecom fomos informados que a nova data mais provável para os primeiros lançamentos passou para o início de 2019 o que, de um certo modo, coincide com a data deste evento da Asus.

Mas aí enquanto o Henrique voava para San Francisco para o lançamento do Galaxy S10, ele contatou uma fonte (obrigado!) que confirmou que sim, este smartphone da Asus vem com QSiP.

(My hero! ?)

A conferir no dia 13.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos