Aprenda Ubuntu lendo um mangá de código aberto

A

Já faz algum tempo que falamos no Guia Mangá da Novatec Editora, uma curiosa série de livros criados pela Ohmsha e que trata de diversos assuntos técnicos e científicos na forma de mangá, incluindo alguns temas bem cabeludos como números imaginários, mecânica dos fluídos, gerenciamento de projetos, mecânica quântica, circuitos eletrônicos e semicondutoresconcreto na engenharia civil, entre outros.

Essa obra pode ter inspirado o artista Hiroshi Seo a criar sua própria série didática sobre Ubuntu Linux, batizada de Ubunchu! que apareceu originalmente na revista “RAKUCHIN UBUNTU!” e narra as aventuras e desventuras de três estudantes de um clube de administradores de sistemas que estão aprendendo a usar Linux.

Entretanto, o que mais me chamou a atenção nessa história é que o autor — fiel ao tema do software livre — permite que esse material circule livremente pela web e possa seja traduzido para qualquer idioma dentro das regras do Creative Commons, permitindo assim que ela atinja um maior número de leitores.

E para isso, o autor libera o “código fonte”  da história — ou mais exatamente um arquivo .zip que contém as páginas da história no formato .png junto com o contrato de licença do CC — ficando por conta do interessado remover o texto original em japonês dos balões e colocar o novo diálogo no idioma desejado.

Neste site podem ser encontrados links das diversas traduções, incluindo algumas versões em português:

Mais informações no site da iniciativa (em japonês) ou na sua versão em inglês.

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos