ZTOP+ZUMO

Aprenda estatística estudando mangá

Pouco mais de uma semana do lançamento do seu Guia Mangá de Eletricidade, a editora Novatec já lança o terceiro volume dessa coleção cujo assunto é estatística.

Segundo a resenha da editora, a proposta do Guia Mangá de Estatística (224 páginas, R$ 39) é de ajudar o leitor a superar o sentimento de “não ser bom em matemática” colocando-o no caminho certo para aprender estatística em pouco tempo o que também inclui exercícios (e respostas) para que se possa praticar o que aprende. Acompanhe o professor Yamamoto ensinando Luy a:

  • Calcular a média, a mediana e o desvio-padrão de pontuações de boliche
  • Representar os preços de diversos tipos de lámen em um histograma
  • Determinar a probabilidade de tirar a nota máxima em um teste de matemática
  • Calcular o coeficiente de Cramer para determinar como meninos e meninas preferem ser convidados para sair
  • Aprender como o valor-padrão é usado para ajustar as notas de provas quando os professores “qualificam utilizando uma curva de desempenho”

Assim como nas ofertas anteriores, a editora está oferecendo um desconto de 20% (R$ 7,80) para aqueles que optarem por adquirir o livro diretamente no seu site. Para isso, basta inserir o código de desconto colmanga no carrinho de compras o que pelas minhas contas, ajuda a pagar a postagem. Note que esse código também pode ser usado para comprar os volumes anteriores (Banco de dados e Eletricidade) com desconto e é válido até o final de janeiro (31/02/2010).

Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

O escritor e cartunista Larry Gonick — mais conhecido por aqui pela sua Introdução ilustrada à computação (com muito Humor). Também escreveu uma obra sobre estatística, o Cartoon Guide to Statistics. O curioso é que a Editora Habra que publicou o livro de computação e outras obras de Gonick (Introdução Ilustrada à Física e a Introdução Ilustrada à Genética) aqui no Brasil publicou sua própria Introdução Ilustrada a Estatística com o mesmo estilo de capa mas com um autor nacional.

Então tá bom, né?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Robinson 22/01/2010, 12:19

    Inicialmente, me empolguei com o Introdução Ilustrada à Estatística nacional. Embora o conteúdo se aproxime mais do currículo ensinado nas faculdades, seu humor e sua clareza deixam a desejar. O livro de Gonick, nesses dois aspectos, é muito superior. Curioso é que isso se revela já nas primeiras páginas: o Sérgio Francisco Costa, do 'Estatística' nacional, começa falando da origem da estatística (que vem de 'estadística', tabulação de dados pelos governos), enquanto Gonick vai direto ao 'para que serve' (uso prático). Para quem quer realmente entender noções de estatística, Gonick é o cara. Para quem quer passar de ano, Costa é o homem.