ZTOP+ZUMO

Aprenda eletrônica com papel, caneta e tesoura

Quem precisa de uma BBC ou uma PBS para fazer um bom filme educativo? Uma pequena série no YouTube mostra que se você têm o conhecimento e domina a narrativa você consegue fazer muito com realmente pouco.

A série se chama A-Z to Electronics e foi criada por Jeri Ellsworth engenheira eletrônica autodidata e que ganha a vida projetando ASICs, brinquedos e máquinas de fliperama.

Seu domínio no assunto pode ser visto em seus vídeos que ensinam conceitos básicos de eletrônica de maneira bastante simples e divertida no melhor estilo de outros autores/apresentadores consagrados como James Burke, Terry Jones ou Bob X. Kringely e com muito menos recursos diga-se de passagem:

(link do Video)

(link do Video)

(link do Video)

Na minha opinião essa bizarra combinação de teatrinho de papel (no melhor estilo Terry Gillian), rabiscos, piadinhas infames e conteúdo didático pode ser bem divertido, mesmo que você nem se interesse por eletrônica.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Anderson Costa 17/02/2011, 19:59

    Quanto mais divertido é a ferramenta de ensino, mas fácil se torna o processo de aprendizado. Rigor acadêmico é para mestres e doutores e os respectivos aspirantes

  • Anderson Costa 17/02/2011, 20:06

    Se é para ensinar, tem que flexibiliar mesmo, rigor acadêmico é para mestres, doutores e aspirantes