ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

App salva-vidas do dia: WPfied Reinstaller (Windows Phone)

Um dos itens que esqueci de colocar na minha lista de desejos para o Windows Phone foi a capacidade de baixar aplicativos já comprados em outros aparelhos – iOS faz isso muito bem, Android (ao menos nos tablets) também. Um aplicativo gratuito, o Reinstaller, da WPfied, resolve esse problema (e é uma mão na roda para quem está testando seu quarto aparelho com o novo sistema da Microsoft.

O conceito é simples: baixe o Reinstaller, faça login com sua Windows Live ID e pronto: ele vai mostrar uma lista dos seus aplicativos já comprados no Marketplace e baixar um a um (é um processo manual: você instala um, volta pro Reinstaller, instala outro e assim por diante). Ajuda demais pra recuperar o básico de apps que você já tem.

Para baixar, basta procurar por Reinstaller no Marketplace.

O vídeo abaixo explica como funciona:

E mais telas do app:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Marvels

    o android no celular tem isso tb, só vc entrar no google play e ir em meus aplicativos e lá vai estar todos os aplicativos que vc já comprou. E se vc tiver root, tem o aplicativo titanium bkp, que faz bkp dos seus aplicativos até os dados, então saves, ou configurações são salvos tb, e volta tudo de uma vez.

    • crlsmonteiro

      Pois é, cara. A Microsoft fez o mesmo no WP e funciona perfeitamente. E, diferentemente do WPfied Reinstaller, não é necessário ir e vir nas telas do WP, basta clicar no "Reinstalar" do app listado no Marketplace pelo site. É tão mais simples, óbvio!

  • isso é o q mais detesto no Android, ter q se lembrar e baixar tudo de novo um a um, isso devia ser no minimo vinculada a sua contado Google. mas ok né.

    • Parece que faltou alguma pesquisa da sua parte pra resolver este problema.
      Preguiça 1 X 0 Usuário.

  • edson lacerda

    – Só para tirar uma dúvida. O WPfied salva também os APPS grátis ou só os que foram comprados no Marketplace?

    • henriquem

      também os grátis

  • crlsmonteiro

    Henrique, posso estar enganado – muito embora seja usuário do WP (HTC HD7) desde 11/11 -, mas acho que essa função é nativa da Store do WP e o procedimento é bem mais simples: Basta acessar sua conta no site da microsoft e clicar em "Reinstalar" nos apps listados no histórico de compras, ou seja, a tal da instalação remota, que tem nos Androids tbm. Estou enganado?

    • Pois é, tem isso sim. E funcionava comigo perfeitamente antes do hard reset q dei no meu Lumia. Agora, ele não consegue concluir a instalação, manda apenas um e-mail pra umas das minhas contas e manda eu abri-lo pelo celular.

      🙁

  • crlsmonteiro

    Então. Pbrovavelmente isso ocorra por duas razões: Ou os apps foram instalados na primeira vez em aparelho que não fosse Pt-Br, ou pq ainda não houve sincronização entre o aparelho e sua conta Live – mesmo que a conta ja esteja configurada no aparelho. Tente fazer uma instalação manual, através do Market Place do dispositivo, depois continue com a instalação através do website. Pode estar seguro que vai funcionar. Abs,

    • Obrigado pela dica, crismonteiro. Tentei isso, mas infelizmente não resolveu o meu problema. Enfim… já reinstalei todos os aplicativos, rs. SE por acaso eu der outro reset no aparelho, baixo o Reinstaller de novo pelo marketplace do celular, é agora a única forma pra mim.

      De qualquer forma, obrigado mais uma vez. 🙂
      Abs

      • Enfim, resolvido o problema. Tinha a ver com a localização ativada do aparelho. Eu tinha desativado por conta de economia de bateria. crlsmonteiro (escrevi seu nick errado na resposta acima, perdão, rs), mais uma vez, obrigado pela ajuda! 🙂