ZTOP+ZUMO

App do dia: ProDeaf Tradutor para Libras

Da série “os smartphones ainda têm muito a mudar o mundo real”, o aplicativo ProDeaf consegue traduzir em tempo real do português para a linguagem brasileira de sinais (Libras), utilizada por milhões de surdos em todo o país.

O app, gratuito, já está disponível para donwload na plataforma Android, mas versões para iOS e Windows Phone 8 estão em desenvolvimento (lançamento previsto para as próximas semanas).

O conceito é simples: o ProDeaf usa o reconhecimento de voz do smartphone e um avatar 3D na tela faz os sinais para que o surdo entenda o que está sendo dito. Caso necessário, dá para buscar por palavras em um dicionário instalado. O ProDeaf tem em sua base mais de 3.700 sinais.

prodeaf1

O app foi desenvolvido com a ajuda de 40 surdos e apoio do Sebrae, CNPQ, Bradesco Seguros e Wayra, da Telefônica, com investimentos de mais de R$ 500 mil para criação do programa. Em junho, a ProDeaf, de Recife, deve lançar um editor online de sinais de Libras, para aprimorar o aplicativo e outros serviços derivados da tecnologia de tradução.

O download pode ser feito no Google Play (funciona com Android 2.3 para cima).

prodeaf2

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin