ZTOP+ZUMO

App (realmente útil) do dia: ClipSync

O ClipSync permite mandar o conteúdo da área de transferência do PC para um dispositivo Android  e vice-versa com um simples copiar-e-colar.

Como dizem os expertos em tecnologia, vivemos a era das múltiplas telas e não é raro ficarmos de olho em mais de uma ao mesmo tempo — como no smartphone e no PC — do mesmo modo que a fêmea de passarinho olha seus filhotes, como naquela imagem de um conhecido conglomerado da indústria de alimentos.

logo_nestle_smallAté aí tudo bem. O problema é quando precisamos trocar informações entre essas telas — como passar uma URL, e-mail, pedaço de texto e coisa do tipo do smartphone/tablet para o PC ou vice-versa.

No meu caso específico, eu precisava de um jeito de responder rapidamente minhas mensagens do SMS ou WhatsApp quando estou na frente do computador, sem ter que parar o que estou fazendo para pegar o aparelho e digitar qualquer coisa bem mais longa do que um “Sim“, “Não“, “Sei lá!“, “NEOSP!” ou “:^P

Pesquisando sobre isso na web, topei com um curioso aplicativo gratuito para Android chamado ClipSyncque sincroniza a área de transferência do PC com Windows e de um dispositivo Android pela rede Wi-Fi por meio de comandos simples de copiar e colar:

Clipsync_AndroidPlay

Para isso é necessário baixar um programa para Windows disponível no site do produto que, depois de instalado e  executado, fica ativo na forma de um serviço chamado “ClipSync Server” que pode ser finalizado a qualquer momento.

Clipsync_PC_server1

E ao clicarmos no ícone do mesmo ele mostra o seu endereço IP na sua rede local que será usado pelo app no smartphone:

Clipsync_PC_server2

Do lado do Android é necessário instalar o app disponível no Android Play e ao rodá-lo, o programa tenta localizar o servidor ClipSync no PC automaticamente…

Clipsync_Androis_setup1

… e caso não consiga, é possível inserir o endereço manualmente:

Clipsync_Androis_setup2

Feito isso e com a conexão estabelecida, basta fechar essa janela que o serviço continua ativo até ser desligado. Opcionalmente é possível programá-lo para ser ativado toda vez e o sistema foi iniciado.

Clipsync_Androis_setup3a

Feito isso, o seu uso é simples:

Para copiar um trecho de texto do Android para o Windows, pressione e segure qualquer texto no seu dispositivo Android e selecione “Copiar”. Depois cole o texto em qualquer lugar em seu PC com botão direito do mouse + colar ou use [Ctrl]+[V].

Já para copiar e colar textos do Windows para Android, selecione o trecho de qualquer texto do PC com o mouse ou use [Ctrl]+[C]. Depois no Android, pressione longamente qualquer campo de entrada e selecione “Colar”.

Simples, não?

Observo porém que por ser um aplicativo criado por um desenvolvedor mais interessado em resolver o seu problema e que gentilmente ofereceu o produto de graça para o resto do mundo, podem existir alguns problemas de incompatibilidade, mas o programa me pareceu já estar bastante estável. No caso de dúvidas o melhor a fazer é contatar o desenvolvedor ou consultar o FAQ no seu site.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Leonardo Carneiro 31/07/2014, 14:06

    Oi Nagano. Tinha usado ele já, mas acabei me rendendo ao PushBullet. Ele é fantástico. Além da função de enviar textos, ele tb pode enviar links, imagens e até arquivos genéricos, caso vc tenha o client de windows instalado. Ele não usa a rede local (o que é ótimo pra mim, pois no trabalho não consigo colocar o meu smartphone na mesma rede do desktop). Sugiro o teste 🙂

    • Mario Nagano 31/07/2014, 16:05

      Legal! Brigadão pela dica. 🙂

      http://goo.gl/zkB4gC

    • George Orlandson 31/07/2014, 17:35

      Realmente o Pushbullet é fantástico! Este sim merecia um post pra divulgar pra galera.

  • JoaoRicardo_RM 02/08/2014, 20:54

    E eu uso o AirDroid que além de gerenciar arquivos por wifi, ele tem essa função e permite, inclusive, abrir páginas no navegador do celular.
    Recomendo testar também 🙂