ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: APC Power Pack (bateria de emergência)

Novo Power Pack APC vem equipado com duas saídas USB e garante pelo menos duas recargas de smartphone ou uma de tablet.

Já faz algum tempo — na verdade anos — que noticiamos algo sobre a APC (oi Cris!), uma big player no segmento de gerenciamento e proteção de sistemas de energia e que também já foi uma marca bem conhecida pelo consumidor final, inicialmente por causa dos seus estabilizadores e no-breaks para PCs e depois pela sua diversificada linha de acessórios para notebooks, que ia de um simples adaptador de tomada

apc-plugue-universal.jpg

… passando por filtros de linha, mouse com biometria, bolsas e mochilas…

apc_bags.JPG

…  chegando até a sofisticados estabilizadores para sistemas de Home Theater.

apc_jseries.JPG

Eu me lembro que numa dessas apresentações, até cheguei num executivo da casa e questionei por que é que uma empresa tão grande e especializada como a APC estava vendendo acessórios para notes. Sua resposta foi que como naquela época (2006~2007) já se dizia que as vendas de portáteis iria um dia superar a de desktops, sua empresa já estava atrás de novas oportunidades no mercado já que “usuário de notebook não compra estabilizador nem precisa de no-break né?

É vero, é vero…

Depois disso, veio a compra da Microsol, o imbróglio do novo padrão de tomada nacional, a venda da empresa para a Schneider Electric e, no fim das contas, a APC mudou o seu foco de atuação no Brasil, dedicando-se mais na área de infraestrutura de datacenters, racks, sistemas de resfriamento e até câmeras de segurança.

APC_infraxtructure

Assim, apesar de ela nunca ter saído de fato do mercado de estabilizadores e no-breaks para uso pessoal e SMB, é interessante ver que a APC, de um certo modo, está de volta no mercado de acessórios com o lançamento do APC Mobile Power Pack (modelo M5WH-BR), uma bateria de emergência de 5.000 mAh que, segundo a fabricante, é capaz de fornecer até duas recargas para um smarthone ou uma para tablet. O curioso é que a APC já comercializou por aqui em 2006 um produto de mesmo nome, só que com apenas 2.000 mAh.

APC_PowerPack_5000

Esse acessório mede aproximadamente 6,4 x 10,7 x 1,4 cm (LxAxP) e 140 gramas de peso e vem equipada com célula de polímero de lítio, uma entrada USB micro e duas saídas USB padrão de 5 volts sendo uma delas com intensidade de corrente de 1 A (ideal para smartphones) e outra de 2,4 A (para tablets mais fominhas).

apc-mobile-power-pack-USBsE como era de se esperar de uma empresa com tradição em sistemas de energia, o Power Pack da APC incorpora diversos recursos “inteligentes” como sensores que interrompem o fornecimento de energia para o dispositivo móvel quando sua carga chega a 100% ou protegem o sistemas contra curto-circuitos, sobrecargas e até o aquecimento excessivo da bateria de emergência.

Fora isso o sistema ainda conta com um pequeno medidor de energia e um sistema que coloca o Power Pack em stand-by quando não estiver em uso. Fora isso, ele é certificado pela Anatel (o que aumenta a segurança para o usuário) e já vem com garantia de um ano.

Seu preço sugerido é de R$ 159 e já pode ser encontrado nas revendas autorizadas da APC by Schneider Electric.

Mais informações no hotsite do produto.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Leonardo Carneiro 28/05/2015, 16:56

    Ele está na mesma faixa de preço que os modelos da TP-Link de 10.000 mAh. Fico imaginando se ele vale mais a pena, por ser de uma marca que preza uma melhor qualidade de seus produtos.

    • Mario Nagano 29/05/2015, 08:06

      Sim, acredito que o maior apelo desse modelo da APC é exatamente a chancela de uma big player desse mercado. De fato pelo código (M5WH-BR) entende-se que é um modelo específico para o nosso mercado.

      Apesar de que fico pensando porque eles tem certificação da ANATEL mas não do INMETRO.

      A propósito, a APC também vende um modelo de 10.000 mAh lá fora. Acredito que eles não trouxeram para cá por causa do custo.

      É… Recessão é isso.

  • dflopes 24/06/2015, 11:20

    Mas o power bank da TpLink são 10Ah.
    E o mesmo preço.
    Com essa recessão, temos que avaliar melhor onde investir nossos parcos recursos.

    E não entendi a certificação Anatel. Ele usa algum tipo de comunicar de dados?

    • Mario Nagano 26/06/2015, 11:58

      Bom, como dizem por ai “sempre tem jeito de fazer algo mais barato”, só que em alguns casos a gente não sabe — ou só vai descobrir bem depois — onde foi que tiraram o excesso.