ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Anunciado MAIS UM padrão para cartões de memória

Cartão miCARDCéus, quando os fabricantes vão aprender? Quando o assunto são cartões de memória para dispositivos portáteis, há mais padrões do que podemos contar nos dedos. Os nomes parecem uma lista de chamada de uma reunião da CIA. Contando apenas as famí­lias (e não as inúmeras variantes dentro de cada uma): MMC, SD, xD, Memory Stick, CompactFlash… e como se não bastasse, agora os taiwaneses inventaram mais um formato.

Pelo menos tiveram bom-senso. O novo miCARD (Multiple Interface Card), a julgar pelas fotos, nada mais é do que um pendrive “flat”, como os Sony MicroVault Tiny, dentro de um adaptador no formato de um cartão SD/MMC, que está se tornando basicamente o padrão na indústria. Assim, você pode usar o cartão normalmente em sua câmera digital e, na hora de passar as fotos para o micro, simplesmente tirá-lo do adaptador e plugá-lo numa porta USB. Só tenha cuidado pra não perdê-lo, ele é bem pequeno.

O padrão foi aprovado pela MultiMedia Card Association, e desenvolvido pelo Industrial Technology Reasearch Institute em Hsin Chu, Taiwan. 12 fabricantes já anunciaram interesse em produzir cartões neste formato, entre eles ASUS e BenQ.