Gadget do dia: Aviso “anti porta na cara” TAL20 da King Jim

G

Nova versão conta com conexão sem fios e procura minimizar o risco de choques e esbarrões nas portas e corredores de lojas, empresas e prédios públicos.

Em 2017 noticiamos o lançamento da Luz de Anúncio Para Porta (扉につけるお知らせライト) modelo TAL10 da King Jim, um curioso dispositivo de segurança que procura minimizar o risco de uma pessoa ao abrir uma porta, atinja outra que esteja muito próxima do lado oposto da mesma, por sinal um clássico da comédia pastelão e de memes na web.

O seu funcionamento é bastante simples: O sistema vem equipado com um sensor de presença (daquele tipo usado em alarmes contra ladrões) que, ao identificar a aproximação de uma pessoa, dispara o seu aviso luminoso do  outro lado da porta, de modo que qualquer um que esteja por perto da mesma é alertado por meio de um alarme luminoso, evitando assim trombadas acidentais:

(Ingrish by Google Translator)

Quase IoT

Mas como vivemos na velocidade da informação onde tudo agora é conectado em sem fio, esse produto passou por uma modernização sendo que uma nova versão foi anunciado pela empresa com o nome de (surpresa! surpresa!) Luz de Anúncio Para Porta (sem fio) (扉につけるお知らせライト (無線タイプ) modelo TAL20 que trouxe algumas novidades bem interessantes, entre elas a de que o módulo mestre e escravo não se conectam mais por fio e sim por sinais de rádio ( banda de 2,4 GHz com alcance máximo de 10 metros)…

Outra mudança mais visível (no sentido mais exato da palavra) foi no formato do display de alerta que deixou de ser plano para ter duas faces em ângulo, permitindo assim a sua melhor visualização mesmo de lado:

Novas funcionalidades

O interessante é que livre dos fios esse dispositivo ganhou novas utilidades, como por exemplo, poder ser colocado na esquina de um corredor alertando as pessoas próximas da aproximação de outras neste cruzamento:

Fora isso, o TAL20 agora pode funcionar sozinho, alertando os passantes de obstáculos à sua frente, como um desnível no piso:

O seu sensor de aproximação tem um ângulo de visada de ~120 ° na horizontal e ~110 ° na vertical e tem um alcance em torno de 1,5m de frente e de 4,0 m nos lados.

Disponibilidade e preço

Cada dispositivo mede aproximadamente 14,0 x 10,5 x 7,5 cm (LxAxP) pesa ~300 gramas sem suas baterias — 2 alcalinas do tipo AA — com autonomia estimada em 2 anos (considerando que o alarme dispare em torno de 30 vezes ao dia).

A previsão é que o TAL20 chegue ao mercado no próximo dia 6 de dezembro na forma de kit com duas unidades pelo preço sugerido é de 14.000 ienes (~ R$ 524). Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos