ZTOP+ZUMO

Androids: iguais e tão diferentes no Futurecom

Huawei G8220 com navegador aberto na enorme tela de 3,5"

Ir ao Futurecom significa ver todos os sabores e cores dos Androids que chegam às lojas agora e até o final do ano. Já tinha visto o HTC Magic e o Motorola Dext de perto, e ontem foi o dia de conhecer o Huawei U8220/Pulse (o bonitão de tela grande aí em cima), o Samsung Galaxy e o LG GW620 (acredito que foi sua primeira aparição mundial em público, por sinal).

O bacana também foi ver os aparelhos lado a lado, quando possível. A Claro vai de MotoDext até pelo menos o começo de 2010 e só, por enquanto. A Vivo mostrava, escondida, os modelos da LG e Samsung, com promessa para “até o Natal”. E a Tim clama ser a “primeira com Android” e tinha lado a lado HTC, Samsung e LG – com um segundo modelo da Motorola no forno “para breve”.

E, ao ver esses três modelos (Magic, Galaxy e GW620) deu pra perceber que, apesar de muitos parecidos, têm coisas bem diferentes: o Magic vem com a interface megacustomizável Sense (7 telas), o Galaxy é “Android puro” sem nenhuma firula especial e o LG traz sua interface S-Class (usada no Arena e no novo New Chocolate BL40) ao mundo open source. A Tim diz que os Androids vendidos pela operadora não terão nenhum plano de dados diferente do já oferecido hoje para os clientes (logo, não teremos planos “Android 3G” como ocorre no caso do iPhone).

Por sinal, os protótipos de GW620 que vi na LG, na Vivo e na Tim foram indicados como “versão de testes cheia de problemas ainda” (pelo menos um deles estava leeeeeeeeeeento, mas é algo que se resolve nas próximas versões do software) – foram todos honestos ao indicar isso, certo?

Ah, sim, e a Huawei? O Pulse tem uma tela gigante, grande mesmo. Mas a companhia diz que negocia com operadoras (a aposta é a Tim, mas ninguém confirma) e não quer (e não vai) vender direto no varejo. Vamos ver se chega mesmo às lojas “em breve e com preços competitivos abaixo da concorrência”, como informou a fabricante.

Momento “a curiosidade matou o gato” do dia: comparar um N97 (Symbian) em dimensões com o Motorola Dext. O Dext é um tiquinho menor na altura. Vejam as fotos:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Cesar Cardoso 14/10/2009, 23:25

    Pergunta-de-chato do dia: a interface do Huawei U8220 que vai sair no Brasil é a mesma da sua versão T-Mobile Pulse?

    • Henrique Martin 14/10/2009, 23:32

      @cesar entonces, a Huawei diz que a interface será personalizada pra cada operadora (e eu vi, por exemplo, que um modelo tinha aplicativo do Orkut – na Tim -, mas outro não…). não sei qual é a cara do Pulse na T-Mobile, então não posso dizer 🙂

  • Thiago J. 14/10/2009, 23:34

    Agora realmente eu to gostando de ver essa popularização do Android por aqui 🙂 muita expectativa nesse Huawei aí…

  • Carrara 14/10/2009, 23:44

    Estou interessado no Motorola Dext!!

  • Cesar Cardoso 15/10/2009, 09:34

    “e eu vi, por exemplo, que um modelo tinha aplicativo do Orkut – na Tim”

    É tipo o “aplicativo” de Orkut no Galaxy, Henrique? Que é só um link pra página web do Orkut móvel? Hehe.

    • Henrique Martin 15/10/2009, 10:05

      @cesar q. droga. o cara fez questão de esconder o icone na minha frente falando que era exclusivo de uma operadora. dang!

  • Fabiano 15/10/2009, 10:10

    O da Huawei me pareceu o mais interessante… Será que existe uma chancezinha minúscula, quase microscópica de a Oi comercializar?

  • kristiang 15/10/2009, 16:38

    enquanto a banda larga pelo celular nao acontecer – quem acessar a velociadades superiores a 1MB levante o celular e os precos do acesso nao cairem para algo palatavel, tipo R$29,90 por 2MB – o que pago hoje na banda larga fixa, Androids ou iPhones pra que? Fico com meu Nokia com Symbian e Wi-Fi e sou mais feliz!

    Henrique, todos os modelos apresentado tinham Wi-Fi embutidos?

    • Henrique Martin 15/10/2009, 18:38

      @kristian diz o cara da huawei que o google/open handset alliance não deixam sair de fábrica nenhum smartphone sem wi-fi, gps e touchscreen.

  • Seiti 19/10/2009, 15:31

    “A Vivo mostrava, escondida, os modelos da LG e Samsung, com promessa para “até o Natal””

    Parece que ela tá se mexendo:
    http://www.vivo.com.br/android/