Android Market: a grande dúvida nos Androids brasileiros

A

HTC Magic

Tá, já temos aparelhos com Android no Brasil. HTC de manhã e Samsung na hora do almoço liberaram informações sobre seus smartphones Magic e Galaxy, que chegam (teoricamente) às lojas (inicialmente da Tim) no fim do mês. Mas o mais estranho foi um suposto silêncio do Google sobre a presença da loja Android Market no Brasil.

Fato: o Google criou o Android, mas entregou seu desenvolvimento à Open Handset Alliance. Google é membro da OHA, mas não faz mais tudo sozinho. E o Android Market também está sob responsabilidade da OHA. Como não tem ninguém da OHA aqui, ninguém sabe, ninguém viu o mercadinho (mandei e-mail, mas não tive resposta ainda).

O pessoal da HTC disse que a responsabilidade do Android Market também está ligada à questão das operadoras (modelo de negócios de cobrança, em resumo). A Samsung disse, no seu comunicado de imprensa, que Android Market faz parte dos aplicativos do Galaxy. Pelos comentários abaixo, o Market faz parte de qualquer aparelho com Android e permite baixar programas gratuitos – o X da questão está nos apps pagos.

Voltando à questão dos aparelhos (Huawei, cadê você?): Magic e Galaxy são bem parecidos no formato: sem teclado, tela touchscreen grande, câmera, Wi-Fi:

Captura de tela 2009-09-17 às 19.53.27

A Samsung disse que o Galaxy vai custar R$ 1.799 sem subsídios das operadoras. A HTC deu uma de “operadoras no dia de lançamento do iPhone” e não respondeu à pergunta (velha desculpa de que depende dos planos das operadoras blablabla e que tem que perguntar para elas, não para a HTC), nem quanto custa um aparelho desses desbloqueado no varejo. Nos EUA, na Amazon, um Magic desbloqueado sai em torno de 480 dólares. Com impostos made-in-Brazil, acredito que deva ficar na faixa de preço do Galaxy.

Como um bom modelo da HTC, o Magic não permite usar fones 3,5 mm (o Galaxy tem um conector de fones padrão, felizmente). O legal é que a HTC “importou” a interface Sense do Hero (também com Android) para o Magic (deixando-o, em algumas telas, com uma incrível cara de Windows Mobile-customizado-no-Touch-Flo.

Update fosfosol: Samsung e HTC não são as únicas a falar de Android no Brasil. Motorola (com a Claro) e Huawei (coma Tim) já prometeram aparelhos para este ano ainda e, quem sabe a LG não segue o mesmo caminho, né?

Mais duas fotos do Magic, que vi “em pessoa” hoje. Só a versão em preto será vendida aqui.

magic3

magic1

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos