ZTOP+ZUMO

Android Market: a grande dúvida nos Androids brasileiros

HTC Magic

Tá, já temos aparelhos com Android no Brasil. HTC de manhã e Samsung na hora do almoço liberaram informações sobre seus smartphones Magic e Galaxy, que chegam (teoricamente) às lojas (inicialmente da Tim) no fim do mês. Mas o mais estranho foi um suposto silêncio do Google sobre a presença da loja Android Market no Brasil.

Fato: o Google criou o Android, mas entregou seu desenvolvimento à Open Handset Alliance. Google é membro da OHA, mas não faz mais tudo sozinho. E o Android Market também está sob responsabilidade da OHA. Como não tem ninguém da OHA aqui, ninguém sabe, ninguém viu o mercadinho (mandei e-mail, mas não tive resposta ainda).

O pessoal da HTC disse que a responsabilidade do Android Market também está ligada à questão das operadoras (modelo de negócios de cobrança, em resumo). A Samsung disse, no seu comunicado de imprensa, que Android Market faz parte dos aplicativos do Galaxy. Pelos comentários abaixo, o Market faz parte de qualquer aparelho com Android e permite baixar programas gratuitos – o X da questão está nos apps pagos.

Voltando à questão dos aparelhos (Huawei, cadê você?): Magic e Galaxy são bem parecidos no formato: sem teclado, tela touchscreen grande, câmera, Wi-Fi:

Captura de tela 2009-09-17 às 19.53.27

A Samsung disse que o Galaxy vai custar R$ 1.799 sem subsídios das operadoras. A HTC deu uma de “operadoras no dia de lançamento do iPhone” e não respondeu à pergunta (velha desculpa de que depende dos planos das operadoras blablabla e que tem que perguntar para elas, não para a HTC), nem quanto custa um aparelho desses desbloqueado no varejo. Nos EUA, na Amazon, um Magic desbloqueado sai em torno de 480 dólares. Com impostos made-in-Brazil, acredito que deva ficar na faixa de preço do Galaxy.

Como um bom modelo da HTC, o Magic não permite usar fones 3,5 mm (o Galaxy tem um conector de fones padrão, felizmente). O legal é que a HTC “importou” a interface Sense do Hero (também com Android) para o Magic (deixando-o, em algumas telas, com uma incrível cara de Windows Mobile-customizado-no-Touch-Flo.

Update fosfosol: Samsung e HTC não são as únicas a falar de Android no Brasil. Motorola (com a Claro) e Huawei (coma Tim) já prometeram aparelhos para este ano ainda e, quem sabe a LG não segue o mesmo caminho, né?

Mais duas fotos do Magic, que vi “em pessoa” hoje. Só a versão em preto será vendida aqui.

magic3

magic1

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Ken 17/09/2009, 20:57

    É de matar esse descaso com o mercado brasileiro… preços altíssimos e serviços porcos. Fora a falta de opção (só preto?!)

    Incrível como um dos maiores mercados de celular do mundo com possibilidades enormes é totalmente defasado em relação ao resto do mundo.

  • Cesar Cardoso 17/09/2009, 21:15

    Henrique, só para ajudar a todos.

    Independente da (falta de) ação do Google, TODOS os handsets Android tem acesso ao Market. Então, quais são os dois pontos do Market que dependem do Google e da OHA?

    1) Aplicativos específicos para o mercado brasileiro. Por exemplo, um portal de notícias que queira fazer um aplicativo para Android e garantir que apenas os brasileiros poderão baixá-lo.
    2) Aplicativos pagos.

    A título de exemplo, tanto meu Magic importado quanto meu G1 tem acesso ao Market, mas apenas aos aplicativos gratuitos e não-targeted para países. No entanto, não posso usar, digamos, um aplicativo feito para Taiwan, e não posso baixar aplicativos pagos.

    • Henrique Martin 17/09/2009, 22:02

      @cesar a logica me parece a mesma da app store pra aplicativos, o que tem certa lógica. aguardo ansiosamente uma resposta oficial da OHA. e, como sempre, obrigado pela ajuda.

  • Thiago J. 17/09/2009, 22:03

    Não sabia que o bigG tinha deixado o Android Market na mão dos outros :/ É uma pena, pois com um pouco mais de esforço, seria uma ótima concorrente para a Apple.
    E por isso que por R$1.800 eu ainda iria (se tivesse) de iPhone OS.

  • Thiago Bellini 18/09/2009, 02:22

    Amigo, por favor corrija uma informação:

    O Android Market faz parte de todos esses smartphones e estará disponível no Brasil. Qualquer um que adquira algum desses modelos podera baixar apps gratuitas sem nenhum problema! A questão é quanto as aplicações pagas, que essas sim ficaram ao encargo das operadoras, pois isso depende do modelo de negócios de cada uma..

  • Luciano Camilo 18/09/2009, 09:18

    Isso me estressa. Tenho um site de controle de gastos e queria desenvolver aplicativos para o Android focado para o mercado brasileiro. Mas nao dá! alias, nao da para Android, para Symbian e se eu quiser fazer para iPhone sou obrigado a comprar um mac (mas pelo menos posso desenvoler, já estou comecando a considerar a possibilidade).

    Eu diria que é bem frustrante tudo isso.

  • Cesar Cardoso 18/09/2009, 10:27

    @henrique: É que fiquei preocupado com acontecer no Brasil o que aconteceu na Índia, em que o HTC Magic local NÃO vem com o cliente do Market instalado. Como de fabricante e operadora todo tipo de bizarrice é possível…

    @Luciano Camilo: para colocar sua aplicação no Market é fácil, basta se inscrever em http://market.android.com/publish/ , pagar 25 dólares de “pedágio” e publicar. Mas você precisa usar o Google Checkout… e o Google Checkout não está disponível para o Brasil (quer dizer, tem umas manhas pra usar o Google Checkout no Brasil, mas essa pesquisa deixo a cargo do leitor). GOOGLE BRASIL EPIC FAIL.

  • Luís Augusto 18/09/2009, 21:25

    Oh Gosh!

    Realmente não faz o menor sentido comprar um produto Android que não tenha Market disponível! Já temos cerca de 10K apps disponíveis. E as apps default da plataforma são bem pobres e sem graça….Eu só compraria um smarphone Android com isso liberado!

    Aliás o novo Android da Motorola (Cliq) está demais! Vou esperar pra ver…..

  • Felipe Tanaami 19/09/2009, 12:27

    Off-topic:

    E as 22 melhores frases da promoção da LG?

  • dflopes 21/09/2009, 15:39

    poderiam ter desligado o corretor ortográfico do excel.. ehehehe

    E o trunfo da IPhopne é justamente a loja da maçã, que entrega de bandeja ao usuario “comum” tudo que ele precisa.

    Os hacker não terão problema em achar programas para seu android, mas a loja é essencial para a difusão da marca.

  • PedroVieira 25/10/2009, 18:16

    Existe uma aplicação chamada Market Enabler que permite mascarar informações de outras operadoras/países, liberando o acesso completo ao Market. Incluindo aplicações pagas. Testado no Donut (1.6) com Cyanongem (4.2.1).

  • Carlito 19/12/2009, 11:50

    Olá Pessoal,

    peguei um Samsung Galaxy, e estou me atrapalhando para baixar os apps gratuitos, …entro na resenha do app mas vejo como baixa-los… Detalhe entre nos top frree… Alguém sabe o pulo do gato? Estou logado em minha conto do google, mas nada de link pra fazer o download… Se alguém puder me dar uma dicas fico grato.