ZTOP+ZUMO

Android 2.2: uma semana de uso no Motorola Milestone

Semana passada a grande notícia para os fãs do Milestone foi a atualização oficial da Motorola que colocou o Android 2.2 “Froyo” nos aparelhos nacionais. Mas como ela se compara às versões alternativas que já eram usadas pelos consumidores? Como já usava um firmware diferente em meu Milestone (o excelente ShadowMod), foi duro abrir mão dele e migrar para o oficial. Não por receio, mas por costume. Por isso mesmo demorei um pouco, até tomar coragem.

 

A simples instalação do update oficial me obrigou a recolocar o firmware antigo (2.1) para depois usar a ferramenta oficial da Motorola. É claro que eu poderia ter feito do jeito mais fácil e rápido, pegar a ROM oficial e usar ferramentas de programação de memória flash para instalá-la, mas quis passar pela experiência exatamente como o usuário “civil”.

O processo de update foi relativamente rápido. Em meia hora meu Milestone estava completamente funcional com o Froyo instalado. E ai foi a hora de comparar tudo.

A barrinha de destravamento da tela mudou, está mais “chatinha”:  em alguns momentos você precisa ir com o dedo até o extremo da tela para destravar. Estava acostumado com a barrinha que liberava em uns 85% de deslizamento, e o mesmo valia para atender as ligações.

A primeira coisa que procurei foi o roteador 3G. Sem ele eu não vivo, inclusive foi por causa desse recurso que comecei a usar o ShadowMod. Felizmente, ele estava lá. Sei que é padrão do Froyo, mas quando precisamos de um app nativo, é sempre bom ver se funciona.

Mas me senti extremamente desconfortável com a o jeitão espartano do update oficial. Como (ainda) não voltaria para o ShadowMod, procurei opções que não exigissem nenhum tipo de modificação para deixar o Android mais redondinho.

Se quiser os mesmos apps no seu Android, é só clicar no nome do aplicativo para baixá-lo ou vê-lo no Market.

O primeiro passo foi colocar o básico. O Astro File Manager dá o mínimo de navegabilidade pelas pastas do cartão de memória. Em seguida, faltava uma boa tela de home. O HeLauncher economiza espaço de atalhos e ainda faz um lance fantástico: quando é possível, redimensiona widgets. Foi assim que consegui que o widget de controle de energia ficasse menor e com o espaço extra coloquei dois atalhos.

Um desses atalhos é vital para manter a bateria. O 2G-3G OnOff é um atalho simples, mas economiza tempo na hora de ativar ou desativar o 3G sem perder a conectividade de dados. Usando 2G quando a velocidade de acesso não é vital, o tempo de bateria aumenta bem. Aliás, senti que a bateria no 2.2 oficial dura menos se o uso é agressivo. Usando o roteador 3G, sem GPS ativado, foram 1:40 de autonomia. Com a ShadowMod conseguia 2:15 fazendo a mesma coisa.

Com o 2G ligado, sem roteador e nenhum outro vampiro de energia, o Milestone segurou 12 horas. E sem perder tweets ou e-mails.

Para me ajudar a monitorar o sistema instalei o ZDbox. Com ele resolvi minha necessidade de um task killer, controlo o tráfego de dados e ainda programo os horários que o telefone ou os dados funcionam. De madrugada ou domingo de manhã isso vale ouro.

Uma ferramenta útil e simples que não abro mão é o Wi-Fi Analyzer, para deixar a rede em casa tinindo ou descobrir redes por aí.

O Fancy Widget (uma versão genérica do widget proprietário da HTC) deu o toque de  informação que faltava. Além do relógio, previsão do tempo com máxima e mínima e ainda estado da bateria.

Para finalizar o “tapa” no Android 2.2 da Motorola, coloquei um papel de parede animado decente. O Solar Wind é um dos poucos que são leves e não fazem o sistema se arrastar.

Depois de tudo isso finalmente deixei o sistema do jeito que queria. E rodando com esses apps e widgets, o 2.2 não travou nenhuma vez na semana.

Ainda preciso ter uma estimativa mais precisa de consumo de energia para decidir se volto para o 2.2 ShadowMod. O gerenciamento de energia no modo 3G parecia mais eficiente. Mesmo em uso normal, a bateria durava mais que na versão 2.1 oficial do Android. Mas de um modo geral, o update oficial da Motorola é um salto e tanto. Para a esmagadora maioria, é tudo o que faltava para dar um fim digno no ciclo de vida do Milestone.

 

 

  • Thiagones 06/04/2011, 09:16

    Como a utilização varia de usuário para usuário eu posto aqui minhas impressões:

    1. Está mais estável em relação a shadowmod com o kernel mais novo. Um antigo congelamento que ocorria não ocorre mais.
    2. A Shadow parecia mais rápida. Mesmo sem overclock.
    3. A minha impressão da bateria é inverso. Na minha opinião a oficial consome menos.
    4. As pessoas "do outro lado" da linha estão reclamando menos da qualidade de ligação.

    Enfim.. A Shadow é excelente mas não dá pra reclamar desse update da Motorola… Para o usuário mais geek a Shadow é a Shadow. Mas posso agora ver amigos não-geeks podendo rodar o Froyo. Fico mais feliz assim! =D

  • Erlon 06/04/2011, 12:28

    Tive problemas de lentidão e tive que dar um reset no aparelho. Agora está funcioando tudo bem e creio que vou ficar um bom tempo ainda com o miles 1, o que me irritava mais era não poder instalar apps no sd card o que já é possível com a maioria deles. e alguns apps é atualizações de apps que só funcionavam a partir de froyo como o hospot 3g nativo( usava o pdanet), atualização do gmail. Ouso de flash para smartphone não julgo tão essencial, não fazia falta,instalei o flash por curiosidade , demora um pouco mais para abrir as páginas que tem flash, pouca coisa. Dá pra ver vídeos incorporados no próprio site igual no pc.
    No final ficou mais rápido, com mais memória livre e com funcionalidades extras, mais sobrevida ao milestone. Acho que só ano que vem trocaria por outro telefone pois as atualizações do gingerbread não estimulam uma atualização.

  • dflopes 06/04/2011, 13:48

    Estou (estava, pois já vendi) com um tablet com Android 2.2.1 (Vpad7 da viewsonic com 600MHz, RAM512Mb)

    Bom, estável, fecha os softs problematicos e compatibilidade com tudo.
    Bateria durando 6h e conectividade OK.

  • Twitter Com Humor 06/04/2011, 16:15

    Amgs, 2.2 shadow? bora pro 2.3..enquanto a motorola ficava nesse rodeio de atualiza e nao atualiza, o deus do android, o edgard, conseguiu implementar o 2.3 no Milestone

  • Kassiano 06/04/2011, 16:20

    estou usando a Cyanogen7 RC4 com android 2.3 e está uma maravilha, não troco ela por nada!… nem me imagino voltando pra essa 2.2 oficial…

  • Milestoneuser 06/04/2011, 23:53

    Gostei bastante das dicas sobre o Fancy e o HLauncher, achei que deu uma vida nova pro Milestone, porém, como nem tudo são rosas, achei que ele ficou bastante lerdo.
    A solução foi instalar o Universal Androot, Milestone Overclock e por fim, o SetCPU para criar as profiles que vão gerenciar o uso do processador. Diria que melhorou em 80%, melhor que isso somente tendo mais memória ram para administrar o sistema, ou uma versão que priorize o hardware do Milestone.
    Próximo passo é instalar o App2SD, que apesar de existir um programa nativo na versão Froyo, não são todos os aplicativos que conseguem serem armazenados no microSD, para o Milestone que possue somente 150mb interno, é ESSENCIAL.

  • luizzeross 07/04/2011, 07:57

    O melhor firmware que encontrei pro Defy foi um polones o qual o Motoblur foi limado. Nao volto mais para o oficial por nada,.pois celular ficou infinitamente mais rápido.

    • RJP 07/04/2011, 15:53

      Opa, compartilha esse firmware aí! Eu tô querendo fazer uma faxina no meu Defy, e essa será uma opção muito bem-vinda.

  • silfar 07/04/2011, 11:18

    Jô, talvez seja meio fora de foco o comentário, até porque não uso o milestone, paquerei, paquerei mas acabei comprando um galaxy s. Mas seu post é muito legal e queria saber se tem como usar estas apps que vc falou, pois eu até instaley o 2g-3gonoff, eu Fancy , mas não sei como colocar eles na home.

    Abraços

    • rubens 11/04/2011, 19:35

      Geralmente usa um clique demorado na área de trabalho, depois escolhe "widgets do android" (ou algo assim), depois o widget em questão.

  • juarez 07/04/2011, 13:43

    Também migrei do Shadow para o oficial, o aparelho parece mais estável e rápido, mas o que mais me fez falta na ROM paralela era o MotoID e o Motonav, principalmente o último por causa dos radares.

  • Thiago Simionato 07/04/2011, 19:44

    Reparei num problema de acessibilidade na versão oficial, o bloqueio deslizante (com o cadeado na esquerda e o mudo na direita) agora está fixo, mesmo se você coloca o bloqueio com o padrão de desenho é preciso primeiro liberar a tela de desbloqueio para ai sim chegar ao padrão de desenho, isso ficou desnecessariamente trabalhoso, agora imagina a burocracia para acessar o telefone quando está usando o Winamp para Android, você aperta o botão Power para liberar a tela do Winamp, toca no cadeado para liberar a tela de bloqueio deslizante, desliza o dedo da esquerda para a direita, aí libera a tela de padrão de desenho para finalmente acessar o telefone. São no total de 4 barreiras de acesso. Das quais só uma é efetivamente segura (padrão de desenho). Parece a abertura daquele seriado que virou filme, Agente 86. P.s.: Parabéns pelo post no Gizmodo.

  • francisco 08/04/2011, 19:20

    Migrei do shadow 2.2 pro shadow 2.3, muuuuuuuito melhor……. testem, realmente está redondinho.

  • Wilson Faustino 13/04/2011, 16:35

    Huummm… Nem. Próximo upgrade: Shadow Gingerbread.

  • João Ricardo 20/04/2011, 09:36

    Utilizava a versão ShadowMOD-BR v2.3b7 (Gingerbread) do Edgard Castro, muito boa!
    Porém como o Edgard deu uma parada nas releases dele por motivo pessoal (mudança de endereço, faxina, etc rsrs), e eu não aguento ficar sem fuçar no Milestone, optei provisoriamente pela mod do Nadlabak (Cyanogen 7 Gingerbred 2.3.3) que está na versão 7.0.0-0.08-11.04.18b, upada a 1 dia atrás apenas. Gerencia muito bem a memória, está bem estável, sem reboots e travadas, além de se poder instalar todo e qualquer app no SD sem restrição, com isso você fica com tudo instalado e mais de 100Mb livre. Vale a dica pra quem não tem medo de mexer no Miles.

  • Baza 17/09/2011, 14:34

    Esse artigo foi muito útil pra mim e meu Milestone. Obrigado

  • kgso 02/01/2012, 15:05

    Excelente artigo parceiro… estou pulando do IOS pro Android e buscando motivos pra não me arrepender! Ehehe
    Forte abraço a todos e vlw pela contribuição!
    😉