ZTOP+ZUMO 10 anos!

AMD: software gratuito libera recurso em placa ATI Radeon

OK, você gasta uma grana numa placa de vídeo bacana e descobre que ela tem recursos bloqueados pelo fabricante. Sim, pelo menos alguém foi honesto nessa história e prometeu liberar esses recursos em dezembro.

É o que a AMD vai fazer, quando lançar uma atualização de driver para sua ATI Catalyst (será a versão 8.12). Isso vai liberar os recursos ATI Stream de aceleração de vídeo em “milhões” de placas mundo afora – basicamente, da linha ATI Radeon HD 4000. Da definição oficial:

ATI Stream é um pacote de tecnologias avançadas de hardware e software que habilita os processadores de vídeo da AMD (GPU) a trabalhar em conjunto com o processador central do sistema (CPU) para acelerar aplicações. Os resultados são plataformas melhor balanceadas capazes de rodar tarefas computacionais mais rápido que nunca.

O software que sai por volta do dia 10 de dezembro terá ainda uma versão gratuita do utilitário ATI Avivo Video Converter. De novo, de acordo com os números oficiais, o programa “capaz de codificar vídeo HD até 17 vezes mais rápido do que apenas com a CPU, em testes feitos com uma ATI Radeon HD 4850”. Donos de ATI Radeon HD 4000, a conferir.

Curioso que, quando a AMD comprou a ATI em 2006, todo mundo esperava que a integração GPU-CPU fosse vir logo. Tudo bem – o chip codinome Shanghai, ou o Opteron Quad-core de 45 nm, também só foi lançado hoje.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin