AMD Radeon 6800: 3D para as massas?

A

A AMD (e não mais ATI) mostrou oficialmente hoje a nova família de placas gráficas HD Radeon 6800, cheia de números enormes para demonstrar. Já temos uma (ou melhor, duas) dessas placas em mãos, e os resultados são promissores – pelo menos me informa o Nagano enquanto não termina de escrever os testes. Estive no anúncio das placas semana passada em Los Angeles (NDAs, baby, NDAs) e trago algumas infos adicionais na sequência.

O foco da AMD com essas novas placas é o gamer intermediário que quer poder de fogo sem gastar muito dinheiro. Não é à toa que o modelo mais básico será vendido (lá fora, lá fora) pelo preço sugerido de US$ 179 (e a mais cara, US$ 250 em média). E a ideia aqui é também tentar popularizar algumas tecnologias novas, como suporte nativo a 3D e tornar o padrão DisplayPort… um padrão de verdade com ampla adoção pelo mercado.

<off topic>Antes de falar das placas e da tecnologia, Rodney Brunet, “artista digital” da Troublemaker Studios, mostrou como fizeram uma cena de decapitação em Machete usando tecnologia AMD/ATI. </offtopic> Clique na imagem para ampliar.

Voltando às placas: a AMD falou alguns números do mercado mundial de placas gráficas discretas – veja que “Americas” é pouco ainda em relação ao resto do mundo:

E que os lançamentos entram na estratégia da AMD de ter uma experiência completa pro consumidor final – com o Fusion a caminho:

A linha 5800 abre caminho para novas placas avançadas e caras (codinomes Cayman e Antilles):

Mas, como ia dizendo, as configurações dos dois modelos de HD Radeon (6850 e 6870) incluem duas portas miniDisplayPort, duas DVI e uma HDMI 1.4 (yay!). Mudam algumas frequências de clock e.. é isso.

O interessante é o poder de fogo do DisplayPort. As especificações permitem, usando hubs compatíveis, até SEIS monitores simultâneos em resoluções iguais ou distintas, e 3D nativo:

E novas possibilidades para o EyeFinity, que já tem 45 games compatíveis, e compatibilidade nativa com DirectX11 (também cheio de títulos disponíveis):

Como não podia deixar de ser, falaram mal da concorrência em relação ao EyeFinity.

A adoção de monitores 3D ainda é pequena… mas a lista vai crescendo – e as placas funcionam com TVs 3D também:

Fabricantes como Asus, Diamond, Gigabyte, HIS, MSI e Sapphire, entre outros, vão fabricar as placas da série HD Radeon 6800. Os reviews (e alguns outros detalhes curiosos do lançamento da AMD) serão publicados nos próximos dias.

>>> AMD HD Radeon 6850 / 6870 Hands-on

Disclaimer: Zumo viajou a convite da AMD

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos