ZTOP+ZUMO

AMD “Llano”: até 10,5 horas de bateria (!)

AMD Fusion Developer Summit 2011 — A AMD anunciou oficialmente (ou derrubou o embargo) ontem à noite seus novos processadores Fusion para desktops e notebooks, codinome “Llano”, com a promessa de três super-recursos integrados para melhorar a vida de quem usa o computador todo dia.

(ah, sim, a tela acima: desempenho do Windows 7 em um dos novos modelos da HP com “Llano”)

Segundo a AMD, serão mais de 150 computadores com “Llano” (ou APUs da série A) lançados no segundo semestre, em todo o mundo. Para vender tanto computador, vão focar nos três recursos principais da integração CPU + GPU:

1) Brilliant HD: aqui você une o hardware e suas conexões (HDMI 1.4a, USB 3.0, Display Port 1.1) com um novo recurso chamado AMD Steady Video, que usa recursos do processador para acabar com a tremedeira de imagens em vídeos caseiros. Some a isso o suporte a DirectX 11 e, pronto, vídeos lindos na sua frente.

2) “Supercomputador em um notebook”: números enormes aqui – as APUs série A conseguem processar 400 gigaflops (no notebook) ou 500 gigaflops (desktops). Recursos do processador: Turbo Core (que é uma “versão” do Turbo Boost da Intel).

3) Bateria com duração de 10,5 horas: a AMD diz que o “Llano” no notebook vai aumentar muito o tempo que dá para ficar com o notebook fora da tomada. O valor de 10,5 horas é estimado pela fabricante como “um aumento de mais de 50% comparado à plataforma AMD de 2010” e “não sacrifica o desempenho”. Precisamos, claro, conferir em teste isso posteriormente.

Em tempo: um resumo da família de APUS da AMD para 2011 (como o Nagano já havia citado no post da HP):

E a clássica cutucada na concorrência…

Daqui a pouco tem o keynote de abertura do AMD Fusion Developer Summit 2011 com Phil Rogers, da AMD. E máquinas, demos e muito mais. Fiquem ligados!

Disclaimer: ZTOP viajou a convite da AMD, mas todas as opiniões são próprias

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Ivan 14/06/2011, 17:47

    Estou aguardando ancioso pelo Fusiom.