ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

AMD lança Sempron dual-core (na China)

sempron_logo.jpgO jornal Digitimes noticiou hoje que a AMD lançou seu primeiro processador Sempron dual-core na China. Trata-se de um Sempron 2100+ de 1,8 GHz e 65nm. O preço da peça no mercado chinês está em torno de RMB 399, aproximadamente US$ 55.

Essa notí­cia vem quase um mês após o anúncio – ou melhor, do aparecimento – do Celeron dual-core da Intel, já que nem a imprensa foi avisada. Mas ao contrário do pessoal de Santa Clara, a AMD nunca negou que esse produto poderia algum dia existir na sua linha de produtos.

Durante uma apresentação de Roberto Brandão – gerente de tecnologia da AMD Brasil – realizada em setembro de 2007, ele disse não ver empecilhos de que o Sempron algum dia se tornasse um chip dual-core, já que muitos Semprons de hoje já foram Athlons 64 do passado. Trata-se apenas de uma questão de nomenclatura, conclui ele.

O Digitimes diz que alguns canais acreditam que o lançamento da AMD force a Intel a baixar o preço de seus Celeron dual-core, o que pode não ser suficiente para segurar a iniciativa do pessoal de Sunnyvale, já que mesmo com os preços equiparados, a AMD pode ter levar alguma vantagem, graças aos seus chipsets com gráficos integrados (IGP) projetados com tecnologia ATI.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Com essa iniciativa da Intel e Amd , em adotar processadores dual core em sua linha de produtos de baixo preço certeza que daqui a pouco tempo processadore com um único core serão descontinuados para o desktop.