AMD lança processador FX, topo de linha para games
Início » HARDWARE » AMD » AMD lança processador FX, topo de linha para games

AMD lança processador FX, topo de linha para games

RESUMO

A AMD anunciou hoje o lançamento no mercado brasileiro da sua nova série de processadores para uso em computadores para games, a FX, considerado o chip mais rápido do mundo pelo Guinness Book of Records.

A AMD anunciou hoje o lançamento no mercado brasileiro da sua nova série de processadores para uso em computadores para games, a FX, considerado o chip mais rápido do mundo pelo Guinness Book of Records (com overclock). Além disso, a companhia também mostrou seus novos chips Opteron, voltados para servidores.

>>>AMD Vision Challenge + ZTOP: vote e ajude a Cruz Vermelha

Os chips FX, de acordo com a AMD, têm versões de quatro, seis ou oito núcleos e podem rodar games em múltiplos monitores, multitarefa intensiva (chamada aqui de “megatasking”) e criação de conteúdo em alta definição no PC. A velocidade de clock nos novos chips FX vai de 3,1 GHz a 3,6 GHz com capacidade de realizar overclocking e aumentar o desempenho.

O principal diferencial dos chips FX é o uso de uma nova arquitetura de vários núcleos, codinome “Bulldozer”, que também faz parte da nova linha Opteron (no chip 6200 codinome”Interlagos”).

Roberto Brandão, gerente técnico da AMD Brasil, diz que o Bulldozer é um “novo modo de dual-core”, com cada núcleo independente conseguindo emprestar poder de processamento e compartilhar “liberdade térmica” (quando um chip está em espera e o outro está em funcionamento).

Os novos processadores FX estarão disponíveis no varejo com preço sugerido por unidade que varia entre US$ 115 a US$ 145 (nos Estados Unidos). Segundo a AMD, seus principais parceiros (OEM) vão lançar máquinas tanto com o FX e servidores com Opteron.

Já os novos chips Opteron – as séries 6200 “Interlagos” e 4200 “Valencia” – são voltados para uso em servidores corporativos, com promessa de aumento de desempenho de 84% e maior escalabilidade para virtualização. Os chips têm versões de 4, 8, 12 e 16 núcleos.

Ah, sim, o vídeo do overclock que foi pro Livro dos Recordes:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UKN4VMOenNM&feature=youtu.be]
Escrito por
Henrique Martin
7 comentários
  • alguma previsão para o lançamento do FX 8170 no Brasil, e consequentemente um analise do mesmo aqui no ZTOP??? 😀

    estranha essa demora, pois o X6 1100T não demorou tanto para desenbarcar por aqui quando lançaram.

  • Henrique, o recorde no Guinness é de overclock, não? Em termos de desempenho, aliás, a arquitetura Bulldozer tem se mostrado uma gigantesca decepção — o modelo mais parrudo da AMD anda tomando pau até de Core i5…

    []'s!

  • Não sei como eles conseguem esses clocks, o meu processador da AMD chora pra ficar estável com 300mhz a mais nos núcleos.