ZTOP+ZUMO 10 anos!

AMD lança GPU ATI Radeon HD 3000 para portáteis

amd_hd3600.jpg

O pessoal de Sunnyvale anunciou durante a CES a chegada de uma nova linha de aceleradoras gráficas para portáteis batizada de Mobility Radeon HD 3000, formada inicialmente pelas séries HD 3400, para notebooks de linha (mainstream), e HD 3600, direcionada para modelos de melhor desempenho.

Assim como o Spider, essas aceleradoras gráficas fazem parte da futura plataforma móvel Puma, formada pelas GPUs HD 3000, os processadores AMD Turion Ultra, o chipset AMD RS780 e a promessa de novos ní­veis de desempenho com menor consumo de energia.

Assim como a versão para desktops, seus principais atrativos estão o suporte para tecnologia DirectX 10.1, PCI Express 2.0 e a interface DisplayPort, um novo tipo de conexão de áudio e ví­deo em HD que poderá interligar PCs, projetores, TVs e até DVDs, além dos tradicionais formatos HDMI e DVI, ainda raros em portáteis.

Entre as empresas que já anunciaram apoio a nova GPU está a ASUS, que irá implementar o Mobility Radeon HD 3600 na sua linha de produtos M50 e F8.

A previsão é que os primeiros portáteis baseados no Puma cheguem ao mercado ainda no primeiro semestre de 2008.

amd_xilleon_logo.jpgAinda em tempo:

A AMD também anunciou na CES uma nova linha de chips gráficos Xilleon para uso em TVs LCD com recepção de TV digital. A intenção é de proporcionar uma melhor qualidade de imagem por meio de técnicas avançadas de processamento de imagem, principalmente em cenas de movimento. Mais detalhes aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.