ZTOP+ZUMO

CES 2011: AMD (finalmente) lança o Fusion

Lembrando os bons tempos em que o pessoal de Sunnyvale azucrinava a vida do pessoal de Santa Clara, a AMD correu na frente e anunciou oficialmente hoje a sua linha de chips Fusion com GPU integrada ao núcleo do processador.

Batizados de APU (Accelerated Processing Unit), os primeiros chips Fusion anunciados hoje são os da chamada série E “Zacate” voltados para notebooks e desktops de entrada. Eles serão construídos no processo de fabricação de 32 nm e poderão integrar até quatro núcleos de processamento x86 mais uma GPU com suporte para DX11 e capacidade de processamento de até 500 GFLOPS. Com isso a empresa deseja proporcionar um ecossistema unificado onde os desenvolvedores possam tirar proveito dos modelos de computação GPGPU — ou mais exatamente OpenCL — dentro do mundo x86.

A previsão é que a AMD apresente diversas demos de produtos de seus fabricantes parceiros já baseados no Fusion em seu stand na CES.

Fiquem ligados.

Ainda em tempo:

A Gigabyte também anunciou hoje sua primeira placa-mãe baseada no processador Fusion a GA-E350N-USB3. Trata-se de uma placa mini-ITX que lembra vagamente a Asus AT3N7A-I mas ao invés de um Atom dual-c0re com Ion, esse modelo vem equipado com o novo processador AMD E-350 dual-core Processor com AMD Radeon HD 6310 — além de um slot PCIe X16 (rodando a x4) — o que nos faz pensar que seu público alvo deve ser o mesmo:  usuários finais e entusiastar interessados em montar um pc compacto mais incrementado e/ou voltado para aplicações de media-center.

Mais informações aqui.

Em tempo 2, direto da CES (Henrique reporta):

Durante o CES Unveiled, evento pré-CES com os principais destaques prévios da feira, a AMD mostrou o Fusion oficialmente. Além da imagem oficial (que abre este post) do produto, na bancada estavam algumas máquinas com Fusion para demonstração: Asus, Lenovo, MSI e Sony terão, em breve, seus portáteis com Fusion na rua.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • rubens 04/01/2011, 15:55

    Nagano, Llano é a arquitetura que será lançada mais pro meio do ano.

    A atual é a Bobcat (Ontario e Zacate), single ou dual core. Que é o chip da foto.

    • mnagano 04/01/2011, 17:22

      Pode ser, já que o release que recebemos está meio vago. De qualquer modo manda um email pro Rick Bergman, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Produtos da AMD e pertgunta pra ele.

      • rubens 05/01/2011, 02:43

        Opa, ele (e os 37 releases da Lenovo e HP) confirmou. (nem imagino quantos a Asus vai mandar).
        São os Cs e Es.

  • Danilo 05/01/2011, 08:09

    Eu podia jurar que o bobcat seria gravado a 40nm, a informação de que será em 32nm realmente está correta?

    • rubens 05/01/2011, 10:32

      o Llano parece que é 32nm mesmo (pela GF).
      O Bobcat é 40nm (pelo processo bulk da TSMC).