AMD finalmente chega aos 45 nm

A

Wafer com chips produzidos em 45 nm da AMD

Mais de um ano após a Intel anunciar a fabricação de chips no processo de 45 nanômetros e quase quatro meses após ter colocado no mercado esses processadores, a AMD falou hoje pela primeira vez sobre a adoção do novo processo de 45 nm na CeBIT, na Alemanha, onde estão sendo demonstrados.

Os chips quad-core com codinome Shanghai (para servidores) e Deneb (para desktops) finalmente estão em desenvolvimento (feito em parceria com a IBM) e chegam ao mercado no meio do ano, de acordo com a AMD.

A fabricante diz que o processo de 45 nm permitirá maior desempenho por watt nos chips e plataformas AMD. Os processadores serão feitos na Fab 36 da AMD em Dresden, na Alemanha, que já está em processo de transição de fabricação de 65 nm para 45 nm – a produção começa no segundo trimestre do ano.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos