ZTOP+ZUMO

AMD entra no projeto MeeGo

MeeGo = Nokia + Intel, certo? Não apenas: a AMD anunciou hoje que entrou no projeto também. O inferno não congela por um motivo simples: o projeto MeeGo é liderado pela Linux Foundation, da qual a AMD faz parte.

A turma de Sunnyvale diz ter interesse no sistema operacional nascido da união do Maemo com o Moblin para usar em “projetos embarcados” com suas próxima geração de APUs (Accelerated Processing Units). Como a AMD é membro “gold” da Linux Foundation e tem um lugar no board de diretores da fundação, nada mais lógico do que apoiar o projeto Meego.

Aspas oficiais, do anúncio feito hoje na MeeGo Conference 2010, em Dublin, numa tradução livre: “Estamos orgulhosos de fornecer recursos de engenharia nesse projeto em conjunto (…) e esperamos que o sistema operacional ajude nossos planos e criar oportunidades maiores de mercado para nossas vindouras APUs”, disse Ben Bar-Haim, vice-presidente corporativo de desenvolvimento de software da AMD.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • rubens 15/11/2010, 10:31

    Interessante…

    Nos slides da apresentação do Bobcat a arquitetura entrava com algunes pixels na área de tablets.
    Ainda cheira a blefe (igual mandar jogador pro aquecimento e depois voltar, mecânico pro pitlane depois que o concorrente direto passa…), afinal, com TDP menor o Atom ainda não vingou em tablets.
    Mas vai saber… 🙂

    • mnagano 15/11/2010, 10:50

      Para mim isso não está cheirando a blefe e como o Henrique já explicou no texto, pode ser que a estratégia da AMD nesse caso é algo como — porque não?

      Ruim comigo, pior sem migo — principalmente se o MeeGo emplacar como produto.

      • rubens 15/11/2010, 17:22

        Eu quis dizer mais algo pro futuro.
        Com o Bobcat/Zacate/Ontario dificilmente.

        Mas com o que absorverem até o lançamento do Krishna e Wichita, tentar entrar com uma voadora dupla.

        "blefe" foi meio forte. "sinal" talvez seja mais apropriado.

  • Helio Castro 15/11/2010, 12:23

    Bom, está longe de ser qualquer blefe. Pessoal de tecnologia da AMD está aqui na Meego Conference em Dublin hoje, acontecendo no Aviva Stadium. A conferencia que era esperado em torno de 400 participantes passou de 1000.

    • henriquem 15/11/2010, 12:43

      bom saber disso, helio. acredito que exista espaço ainda pra uma boa alternativa open source ao Android.

  • Patativa 16/11/2010, 12:28

    Com todas essas empresas entrando no meio , fica meio dificil de desenvolver o meego nem todos vao concordar com as opcoes tomadas no desenvovilmento !! E essa versao lancada 1.1 pra Smartphones , nao tem nada ainda , nao pode ser nem considerado beta , esta mais para alpha !!
    Sou fan da Nokia e maemo , mais cada dia que passo fico mais decepcionado com a nokia , E nao acredito que a nokia va conseguir concorrer outros OS com o MEEGO nao de imediato , mais a longo prazo sim , ai ja pode ser tarde d+ para nokia !!

  • jalop 05/01/2011, 11:26

    a nokia está se afundando cada vez mais, o N8 tem um harware fantastico mas falta sistema, androd é muito pesadão, processadores de 1ghz trabalham bem com ele mas consomem muita bateria por isso que a Nokia se reserva em processadores de 600 ou 800mhz com acelerador grafico.

  • jalop 05/01/2011, 11:28

    melhor a nokia lançar mais celulares com maemo enquanto não essa o meego. maemo é melhor que o android ou IOS, palavra de usuario chato e crítico