Números enormes: TV Philips 65″ com Ambilux

N

A Philips anunciou hoje em São Paulo sua linha 2017 de televisores. Os destaques são o modelo 8901, de 65 polegadas, que tem nove projetores na sua traseira para criar efeitos de luz, e o 901F, primeira TV com tecnologia OLED da marca a chegar ao Brasil.

Fatos importantes sobre a linha nova da Philips e o mercado brasileiro de TVs:

  • Todas novas TVs são conectadas – seja Android, nos modelos topo de linha (linhas 901F, 8901 e 6801), seja Linux embarcado nas mais básicas (6102 e 5102).
  • 8,5% do mercado de TVs no país já é de TVs 4K/Ultra HD, com previsão de chegar a 13,4% até o final do ano.
  • Hoje Smart TVs representam 60,8% do mercado, devem chegar a 70,1% em dezembro, de acordo com a fabricante.
  • Mas telas consideradas “pequenas” (leia-se abaixo de 43 polegadas) são mais de 80% das vendas.
  • E um efeito curioso do varejo brasileiro: os picos de vendas de TVs no país se dão agora em janeiro (saldões de Natal), maio (dia das mães) e novembro (Black Friday, que vende mais que o Natal!). Mas, no total, o mercado brasileiro de TVs vai crescer somente 3% em 2017.

Voltando ao que interessa, a TV acima é a Philips 65″ 8901 Ambilux, modelo 4K com tela LED e Android integrado. Tem processador quad-core, três portas USB (incluindo uma USB 3.0) e roda apps do Google Play.

Ambilux? É a evolução do Ambilight (os LEDs laterais que mudam de cor conforme a cena mostrada na tela). A tecnologia, já com 12 anos de mercado, ganha no Ambilux uma grande evolução.

Agora são picoprojetores – nove, no total – que reproduzem as imagens na tela, criando um efeito muito interessante de dança de luzes no ambiente. Se o dono tiver lâmpadas Hue, dá para sincronizar a cor do Ambilux com a cor da lâmpada (e, sei lá, transformar o ambiente em uma festa psicodélica).

Vendo por trás, os picoprojetores ficam em uma estrutura circular. Recomenda-se uma grande parede branca atrás. 

O preço sugerido da 8901 Ambilux é de R$ 30.999.

Ainda na linha de novas TVs, outro destaque é o 901F OLED, primeiro da marca a vir com tela com tecnologia… OLED (até então, só a LG tinha TVs com essa tecnologia por aqui). Tem 55″, 4K, roda Android e vem com Ambilight instalado. Chega às lojas pelo valor sugerido de R$ 21.999.

Em tempo: estou testando, desde o último mês, a Philips 6801, de 55″ 4K com Android (5.0, pra quem quiser saber…, sem Ambilight). Review em breve!

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos