O que fazer com um Amazon Echo Show 8?

O

Echo Show 8 é o novo alto-falante conectado da Amazon com tela com a assistente virtual Alexa. Como o nome diz, é um modelo com tela de 8 polegadas. Ou uma TV portátil na sua mesa do escritório.

Vale lembrar que é o quarto produto da família Echo a ser lançado por aqui – cinco meses atrás tivemos a chegada dos Amazon Echo, o Echo Dot e o Echo Show 5 no anúncio da Alexa em português (notícia que já tinha adiantado no meio do ano passado).

O que fazer com o Amazon Echo Show 8?

O Echo Show 8 é um dispositivo de mesa, que precisa ficar ligado a uma tomada o tempo todo. Eu deixo na estante da sala ou na mesa do escritório – caso das fotos desse post – porque é útil para servir como um rádio-relógio grande, ouvir músicas durante o dia de trabalho e até ver séries em um momento de pausa. Ou pedir para a Alexa contar uma piada. Ou acreditar que a Amazon está ouvindo tudo que você fala no ambiente e colocar um chapéu de alumínio.

As principais funcionalidades do Echo Show 8 são:

  • Assistir séries no Prime Video.
  • Ouvir músicas no Amazon Music ou Spotify. No Amazon Music, dá para acompanhar letras, se estiverem disponíveis.
  • Controlar dispositivos de casa inteligente, se você tiver algum – como as lâmpadas da Positivo ou os gadgets da Geonav, por exemplo.
  • Acompanhar notícias (G1, UOL, CBN, Veja, Jovem Pan, entre outros). Ou, aqui em casa, pedir a previsão do tempo – acho que se olhar meu histórico de conversas com a Alexa, 99% dos pedidos são “Alexa, vai chover hoje?” – faz sentido nesse verão frio de São Paulo em 2020.
  • Fazer ligações, vídeo conferências ou deixar recados para outros donos de equipamentos com Alexa que estejam na sua lista de contatos.
  • Usar as skills para com jogos e vídeos (Galinha Pintadinha, Porta dos Fundos, Show do Milhão e Perguntados, entre outros), pedir comida no iFood, seguir receitas da Rita Lobo. Falar baleiês é um bônus divertido, mas um simples “Alexa, Boa Tarde” te faz sorrir.
  • Complemento ainda com o item “Entreter sobrinhos pequenos por horas” (o complicado é a Analu, de 4 anos, falar “Alexa” e não “Alexia”. Fico imaginando como será essa geração que cresce com telas sensíveis ao toque e já se acostumando a falar com gadgets).

Voltando ao Echo Show 8: é, à primeira audição, um belo alto-falante com graves bem fortes. Segundo a Amazon, o Echo Show 8 vem com um alto-falante de neodímio de 2 polegadas com radiador de graves passivo.

Em cima do aparelho, controle de volume e um botão para silenciar a Alexa.

Atrás, o conector do cabo de força, uma porta de serviço microUSB e uma saída para fones de ouvido padrão 3,5mm. Vale lembrar que o Echo Show 8 vive conectado ao Wi-Fi da sua casa/escritório e permite conexão via Bluetooth com smartphones.

Eu configurei o Echo Show 8 direto na tela, com nome de usuário e senha, mas é possível simplificar esse processo com o smartphone com o app da Alexa conectado por Bluetooth).

Embaixo, número de série e selos de certificação.

O Echo Show 8 – como seu irmão Echo Show 5 – tem uma câmera integrada…

…que pode ser desativada com um botão no topo do dispositivo.

Echo Show 5 ao lado do Echo Show 8

Preço e disponibilidade

O Amazon Echo Show 8 está à venda a partir de hoje (4) pelo preço sugerido promocional de R$ 749 até dia 16 de março. Depois, volta ao preço regular de R$ 899.

[Amazon]

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o criador do ZTOP e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

+novos