ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

AllPeers: seu P2P particular

AllPeersVocê tem um arquivo imenso na sua casa e quer passar para o computador do seu amigo. Situação complicada, não? Incrí­vel como ainda, apesar dos avanços da internet, é difí­cil transferir arquivos grandes entre computadores remotos. Ou era.

Usando tecnologia P2P, o AllPeers é um dos add-ons mais interessantes que já surgiram para o Firefox. A idéia é simples e a realização, mais ainda. Você baixa o add-on, instala no Firefox e, a partir daí­, consegue transferir qualquer tipo de arquivo, de qualquer tamanho para uma rede de amigos.

P2P + rede social. Essa é a idéia. Não poderia ser mais simples. Quando iniciado, o AllPeers abre uma barra lateral no Firefox onde você pode cadastrar seus amigos (claro que eles também precisam ter instalado o AllPeers), ver quando eles estão online e enviar mensagens (funciona também como um instant messenger).

Quando quiser compartilhar algum arquivo, é só clicar em Share, arrastar o arquivo para a janela do browser, escolher quais amigos devem receber o arquivo e enviar. A pessoa não vai receber o arquivo direto, mas um aviso de que ele está disponí­vel para dowload. Quando ela clicar em receber, cria-se uma rede entre os computadores e a transferência começa.

Como toda a rede P2P, você precisa estar online para que o computador faça o download completo. Mas se você passou o arquivo para 3 pessoas e uma já completou o download, ele pode transferir para as restantes. O AllPeers pode funcionar como e-mail e chat. Sem spam e sem ví­rus. E há versões para Windows, Mac e Linux, ninguém fica de fora.

Sem dúvida, um dos programas mais úteis dos últimos tempos.