Intel e os modos de compra do consumidor

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Intel Editor’s Day 2009 — Depois de acalmar a platéia, Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel, conseguiu fazer sua segunda apresentação sobre uma visão atualizada da sua pesquisa anual de hábitos de consumo de tecnologia do brasileiro.

Para ser simples e direto ao ponto:

>>> O processo de escolha do computador leva em média, 15 dias (variando entre 6 a 21 dias de acordo com o perfil do consumidor). Três dias a menos se comparado com 2008.

>>> O principal gatilho para a decisão da compra ainda são as promoções, mas nesse caso, nenhum veículo (lojas, televendas, internet) se destacam.

>>> Das pessoas consultadas 64% delas confessaram fazer alguma pesquisa antes de ir comprar um PC novo. 97% deles fazem isso pela Internet.

>>> 73% dos compradores definiram antecipadamente, um valor máximo a ser gasto com um PC. Destes, 56% se mantiveram fiéis ao teto, enquanto que 23% ultrapassaram esse limite e 20% acabaram gostando menos.

>>> Para quem acha que o comércio on-line é o bicho, 75% das vendas de computadores foram feitas em lojas físicas, enquanto que apenas 19% foram vendidos pela Web. Se comparado com 2008, 59% dos negócios foram fechados nas lojas enquanto que 17% em Call Centers. Neste caso, Mazaro ainda comentou que — entre os entusiastas de tecnologia — 96% compram em lojas mas pesquisam antes na Internet.

>>> Dos países pesquisados, o Brasil representa um dos menores índices de pessoas que pesquisam antes da compra (64%). Em 2008 esse valor era 62%.

>>> Curiosamente, entre os que pesquisam, o Brasil apresenta um dos maiores índices de uso da Internet — 97%.


Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

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