ZTOP+ZUMO 10 anos!

Intel e os modos de compra do consumidor

edday_2009_elber_pesquisa1

Intel Editor’s Day 2009 — Depois de acalmar a platéia, Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel, conseguiu fazer sua segunda apresentação sobre uma visão atualizada da sua pesquisa anual de hábitos de consumo de tecnologia do brasileiro.

Para ser simples e direto ao ponto:

>>> O processo de escolha do computador leva em média, 15 dias (variando entre 6 a 21 dias de acordo com o perfil do consumidor). Três dias a menos se comparado com 2008.

>>> O principal gatilho para a decisão da compra ainda são as promoções, mas nesse caso, nenhum veículo (lojas, televendas, internet) se destacam.

>>> Das pessoas consultadas 64% delas confessaram fazer alguma pesquisa antes de ir comprar um PC novo. 97% deles fazem isso pela Internet.

>>> 73% dos compradores definiram antecipadamente, um valor máximo a ser gasto com um PC. Destes, 56% se mantiveram fiéis ao teto, enquanto que 23% ultrapassaram esse limite e 20% acabaram gostando menos.

>>> Para quem acha que o comércio on-line é o bicho, 75% das vendas de computadores foram feitas em lojas físicas, enquanto que apenas 19% foram vendidos pela Web. Se comparado com 2008, 59% dos negócios foram fechados nas lojas enquanto que 17% em Call Centers. Neste caso, Mazaro ainda comentou que — entre os entusiastas de tecnologia — 96% compram em lojas mas pesquisam antes na Internet.

>>> Dos países pesquisados, o Brasil representa um dos menores índices de pessoas que pesquisam antes da compra (64%). Em 2008 esse valor era 62%.

>>> Curiosamente, entre os que pesquisam, o Brasil apresenta um dos maiores índices de uso da Internet — 97%.


Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Eu sou um desses que pesquisa na internet. Mas a compra depende muito, nos sites eu consigo pagar em 10x sem juros em outros lugares nao.

  • Franscô

    Pesquisei muito na internet qual seria o notebook com melhor relação custo x benefício. Comprei no EXTRA.COM. Na internet temos melhores opções de pagamento e preço, visto que as lojas não tem gasto com espaço físico para expor seus produtos. Mas só tenho coragem de comprar em sites de empresas com reputações conhecidas(para não levar um calote), e que ofereçam garantia e agilidade na entrega.

  • Douglas Belmonte

    Cara meu emprego esta garantido !!!!!!!!
    “75% das vendas de computadores foram feitas em lojas físicas”