Achei um virus no Mac (oh, WAIT!)

A

Uso Mac constantemente desde 1998 (e olha que já fui editor de duas revistas com “PC” no nome desde então). Outro dia, caí no site da Sophos e vi um “ei, ei, você que usa Mac, baixe grátis nosso antivírus” (download aqui). Deixei de lado por uns dias e resolvi instalar nesse fim de semana. Fiz a varredura e… OOOH ACHEI VÍRUS NO MAC.

Fiquei encanado por meia hora, até perceber que, peraí, a coisa não é o que eu estava pensando.

Das centenas de milhares de arquivos instalados no MacBook Pro, o Sophos Anti-Virus Mac Edition achou três ameaças ao computador: duas versões do Troj/JavaDl-AK e uma do Troj/CLsldr-AF, dois cavalos de Tróia. Crise das crises, pensei num primeiro momento. Aí fui ao site da Sophos pra entender o que eram as ameaças:

E aí caiu a ficha.  As ameaças rodam apenas em WINDOWS. Mesmo de baixo risco, seriam dois trojans tentando roubar informações caso estivesse em um PC (e olha que uso antivírus bacana aqui na máquina de casa). O Sophos AV não conseguiu limpar as ameaças (tive que apagar os arquivos nas pastas), mas fica aí a lição de moral disso tudo:  vírus de Windows querem te assustar mesmo quando se usa um Mac. Por precaução, é bom deixar o antivírus atualizado ;).

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos