ZTOP+ZUMO

Acer pensa no Brasil, de novo

acer-logo.jpgSegundo fontes consultadas por este Zumo, a Acer voltou a avaliar a possibilidade de voltar oficialmente para o Brasil como marca e brigar com os big players locais, principalmente no segmento de notebooks. O rumor da volta da Acer vem rondando nossos ouvidos faz algum tempo, mas agora conseguimos a confirmação.

O estudo já começou, mas anda meio devagar (quase parando) e ainda está no papel. Entretanto, sabemos que a Acer já entrou em contato com grandes varejistas, possí­veis parceiros locais para integração em regime de OEM e, dependendo do caso, pode até considerar uma fábrica própria.

Os motivos que poderiam trazer a empresa de volta são meio óbvios: o crescimento explosivo do mercado de portáteis nesses últimos anos, incentivos fiscais como a MP do Bem e o grande potencial de crescimento do mercado brasileiro se comparado com outras geografias como América do Norte e Europa.

Além disso – de um certo modo – a Acer já é dona de uma fatia do mercado local, já que sua marca é conhecida e até popular entre seus distribuidores locais e até mesmo no que restou do mercado cinza, o que facilitaria muito a sua volta.

Segundo as fontes consultadas pelo Zumo, as possibilidades estão em torno de 80% de que a Acer decida pelo retorno e, caso a isso aconteça rapidamente, ela já teria condições de colocar produtos no mercado ainda em meados desse ano. Pelo menos outras quatro empresas de Taiwan estariam fazendo avaliações semelhantes.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.