Acer lança Chromebook com AMD

A

[CES 2019] Novo modelo 315 equipado com APUs da série A de sétima geração deve se posicionar como uma opção de valor na sua linha de portáteis com Chrome OS.

A Acer anunciou no início desta semana seu primeiro Chromebook baseado na APU AMD da série A — o Acer Chromebook 315

… que será oferecido em duas versões: com chip AMD A4-9120C (1,6~2,4 GHz) ou AMD A6-9220C (1,8~2,7 GHz): Ambos os modelos vem com uma CPU dual e GPU AMD Radeon R4 de 600 MHz ou Radeon R5 de 720 MHz respectivamente.

Por que isso importa?

Depois de ter dado a volta por cima no segmento de processadores de alto desempenho com a linha Ryzen, o que já ouvimos de representantes da AMD é que seu próximo passo seria de voltar a entrar de sola no mercado de volume com produtos que oferecessem uma melhor relação de custo x benefício que o concorrente.

E assim foi no ano passado com a HP lançando seu primeiro PC e noteboook corporativo com processador AMD Ryzen Pro e a Acer que lançou um notebook Aspire 5 equipado com uma APU  AMD A12-9720P :

Sob esse ponto de vista, a Acer lançar um Chromebook com AMD não deixa de ser exatamente uma surpresa, já que ouve um precedente que pode ter levado a esse anuncio nesta CES.

E o que é que ele oferece?


Segundo o material divulgado pela empresa, ele parece ser uma variante do Chromebook 15 CB-315 e vem equipado com uma tela LCD IPS de 15,6 polegadas com resolução Full HD (com touchscreen opcional), até 8 GB de RAM, 32 GB de disco eMMC…

… duas portas USB 3.0 mais duas USB 3.1 do tipo C, interface Wi-Fi 802.11ac com tecnologia MIMO 2×2, Bluetooth 4.2, webcam, alto-falantes estéreo e bateria com autonomia estimada em 10 horas de uso contínuo. Ele mede 38,0 x 2,0 x 25,6 cm (LxAxP) e 1,72 kg de peso.

Por rodar a maioria das suas aplicações na nuvem, o Chrome OS não exige tanto da máquina como o Windows, de modo que a experiência de uso do Chromebook 315 com AMD não deve ser muito diferente do concorrente.

Quanto vale e quando chega no Brasil?

Como acabou de ser anunciado na CES, ainda é cedo para saber o quanto vai custar e se ele será lançado no Brasil. O que a empresa já divulgou é que a configuração exata poderá variar de acordo com a região, assim como o seu preço.

O que sabemos é que a Acer do Brasil participa ativamente segmento de Chromebooks no País (já falamos muito sobre isso aqui e aqui) oferecendo diversos modelos para o mercado local que, aos poucos, começa a adotar esses equipamentos tanto no segmento de educação…

… quanto o corporativo que, aliás, também começa a abraçar o conceito de Chromebook for Work — entre elas o grupo Carrefour e a Whirlpool (dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid).

Mas como um dos grandes atrativos da AMD sempre foi de oferecer uma boa relação custo/benefício, o nosso palpite é que sua proposta cai como uma luva num mercado como o brasileiro que é muito sensível a preço.

É esperar para ver né?

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos