ZTOP+ZUMO 10 anos!

Hands-on: Acessórios da Acer para o seu portátil

Seja você um gamer ou não, os acessórios da Acer possuem atrativos que só os originais de fábrica podem oferecer.

Como é de se esperar de qualquer big player do mercado de PCs, a Acer possui sua própria linha de periféricos e acessórios, cujo o objetivo é sempre de ampliar a chamada experiência de uso do consumidor — de preferência com os produtos da mesma marca é claro.

De fato esse apelo não deixa de ser o mesmo de um dono de carro que prefere encher seu veículo com itens originais de fábrica — apesar de que com a uniformidade da plataforma PC nada impede que usuários de outras marcas não possa ser atraídos pelos produtos da Acer né?

No geral, a maioria dos acessórios comercializados pela empresa no Brasil são voltados para a linha gamer, o que inclui mouses, fones de ouvido, mochilas, mousepads etc.

Fora isso, a Acer também comercializa uma ampla linha de monitores divididas em três segmentos: Gamer, Tradicional e Profissional.

Para conhecer melhor essa linha de produtos, tivemos a oportunidade de ver e analisar alguns deles aqui na Zumo-caverna, por exemplo…

Quando o assunto é a maneira mais confortável e segura para transportar seu portátil, uma das preferidas é a boa e velha mochila para notebook, que a muito tempo superou em popularidade as maletas com alça tiracolo que até já foram um símbolo de ostentação e status mas que até por causa disso — virou um imã de assaltantes.

Assim, diversas fabricantes oferecem esse produto na sua linha de acessórios, cuja apresentação varia de modelos simples ou até de linha com a cor e/ou logomarca da empresa, até modelo altamente customizados onde o fabricante praticamente desenha seus próprios modelos.

Numa conversa que tivemos recentemente com Chung Min Cheng, gerente de produtos de BYOC & Smart Products da Acer, ele comentou que sua empresa enxerga as suas malas como parte do seu ecossistema de PCs, chegando ao ponto da empresa já ter desenhado uma mochila feita sob medida para o segmento de educação, já que a preocupação neste caso era de que o portátil que seria entregue para o aluno pudesse ser transportada da maneira mais segura e confortável possível da casa do aluno até sua a escola e vice-versa.

Dentre as mochilas oferecidas pela marca, um dos destaques é a Acer Gray Dual Tone, um modelo de porte médio, simples e honesto mais indicado para mobilidade urbana, capaz de transportar notebooks com tela de até 15,6″ mais acessórios e alguns itens extras em deslocamentos simples como da casa para o trabalho, numa visita à um cliente ou até mesmo para escola/faculdade:

Medindo aproximadamente 32 x 47 x 15 cm (LxAxP) e apenas 455 gramas de peso, como o próprio nome sugere,  ela possui um acabamento externo de tecido, ou mais exatamente um tipo de lona “lavada” na cor cinza com tons de branco que fogem do tradicional pretinho básico o que passa um ar mais leve e jovial ao produto sem chamar muito a atenção (inclusive dos meliantes). De fato, até mesmo o logotipo da empresa está gravado de maneira bem discreta no seu canto superior direito. Se ele fosse preto seria realmente uma mochila stealth (ou furtiva).

Outra indicação do seu estilo mais formal/urbano do que esportivo é o fato dele não possuir bolsos laterais, normalmente usados para carregar objetos como garrafas d’água:

Segundo o site da empresa, essa mochila não é a prova d’água. Apesar disso, notamos que o tecido externo possui algum tipo de tratamento impermeabilizante capaz de repelir pequenas quantidades de água. Isso porque colocamos uma pequena quantidade desse líquido sobre a mochila notamos que ela realmente não foi absorvida de imediato pelo tecido…

… mas isso não significa que ela seja totalmente impermeável, já que a gota foi absorvida após uns 20~30 minutos:

Vale a pena ressaltar que essa é a situação é meio que extrema, já que a tendência é as gotas d’água tendem a escorrer e não ficar parada no mesmo lugar por tanto tempo, a não ser que ela fique abandonada na chuva.

Daí nossa conclusão de que esse produto pode não ser a melhor opção para aquele que desejam tomar uma ducha ou atravessar um rio a nado com o notebook nas costas, mas ela pode resistir bravamente a uma chuva rápida, mas mesmo assim não por muito tempo. Como sempre, neste caso o bom senso deve prevalecer.

Observamos também que os seus zíperes são do tipo invertido, ou seja, não foram feitos para dificultar a passagem d’água. Apesar disso, sua abertura principal possui uma espécie de aba que protege o zíper contra essas eventualidades.

Falando nisso, ao contrário das mochilas de desenho mais tradicional, o Gray Dual Tone possui apenas dois compartimentos, sendo que o principal possui dois bolsos nas parte de trás, sendo que o maior deles serve para abrigar o portátil e o menor pode ser usado para carregar cadernos, pastas A4 e até tablets.

Já do lado oposto existem três bolsos menores (um de 5×13 cm e dois de 14×13 cm) que pode ser usado para carregar objetos menores como canetas, blocos, documentos, HDs externos, calculadoras etc.

Até por causa disso, o seu  segundo compartimento frontal é bem espaçoso, ocupando praticamente toda a largura e altura da mochila (algo como 28 x 42 cm — LxA) o que permite carregar objetos até que bem grandes como livros, catálogos, fontes e cabos. O curioso é que o acesso ao seu interior não é feito não por cima e sim pela sua lateral direita:

Interessante observar que o zíper do compartimento principal possui dois fechos, o que além de agilizar a abertura permite a instalação de um cadeado, protegendo assim o conteúdo em ambientes mais inseguros:

Já o seu encosto dorsal possui acolchoamento em espuma com revestimento em Dry System, o que permite que as costas “respirem” evitando assim o acúmulo de suor.

As alças para os ombros possuem esse mesmo acabamento e têm ajuste de comprimento para melhor se encaixar no corpo do consumidor.

Eles também possuem um reforço na costura, o que aumenta a sua resistência…

… tratamento igualmente aplicado na sua alça superior e feita de tecido acolchoado, o que também torna a sua pegada mais confortável durante o transporte:

No geral trata-se de um produto até que simples na sua concepção, porém bem executado. Para um produto na sua faixa de preço, ela possui sim algumas limitações, mas cumpre bem a sua função essencial que é carregar o portátil de cá pra lá dentro de um ambiente urbano ou até mesmo em pequenas viagens. Ela é leve, bonita, discreta e bem acabada.

Com relação ao conforto de uso isso depende muito da quantidade de peso que ela está carregando, sendo que em casos extremos temos aquela sensação de que a mala está puxando a gente para trás devido a pressão que as alças aplicam no seu ombro. A solução para isso é o uso daquelas correias peitorais que travam o movimento das alças redistribuindo melhor o peso da mochila:

O preço sugerido da Mochila Acer Gray Dual Tone é R$ 149 e pode ser encontrada por R$ 129 na lojinha da empresa.

Já no segmento de acessórios para PC, a Acer oferece o Predator Gaming Mouse, um modelo de alta precisão voltado para mercado gamer que…

que, curiosamente não é um desenvolvimento da casa e sim um modelo produzido por outra empresa especializada neste tipo de acessório — a SteelSeries — que parece criado para a Acer Predator a partir do modelo Rival 300 ou seja, se PCs fossem carros, é como se a Acer tivesse contratado a Recaro para fornecer bancos para seus carros esportivos.

De fato, as especificações técnicas do Preator Gaming Mouse são praticamente as mesmas do Rival 300 ou seja, um mouse ergonômico relativamente grande (6,8 x 4,3 x 12,9 cm — LxAxP) e 127 gramas de peso, equipado com seis botões sendo que fora os tradicionais botões direto, esquerdo e de rolagem (também clicável), ele também conta com três botões adicionais, sendo dois deles localizados na lateral direita e um no topo, todos programáveis pelo usuário.

E de acordo com o padrão visual da linha gamer da Acer seu gabinete é apresentado nas cores preto fosco e vermelho, sendo que as laterais de silicone também são da cor preta. A empresa também afirma que a parte de cima do mouse é recoberto com um material emborrachado com acabamento “anti-suor”:

Outra curiosidade desse produto é que o usuário pode customizar o seu mouse por meio de uma plaquinha que pode receber um nome, ser impressa em 3D e depois pode ser colada na traseira do Mouse Gamer Predator no lugar do logotipo da SteelSeries.

Um arquivo contendo o modelo dessa peça no formato STEP (“Standard for The Exchange of Product model data” (ISO 10303-21)) pode ser baixado aqui.

Ele se conecta com o PC por meio de um cabo USB de 2 metros e, como é comum nesse mercado ele foi projetado para ser usado por pessoas destras. Outro detalhe interessante é que o logotipo Pretador é iluminado, o que pode até parecer uma frescura, mas essa idéia surgiu em 1996 junto com o primeiro Intellimouse da Microsoft cuja função é de facilitar a localização do mouse mesmo em ambientes mal iluminados e até no escuro.

Interessante notar é que a cor desse iluminador (assim como de outros componentes como placas-mãe, teclados, monitores) podem ser customizados por meio da tecnologia PrismSync controlada pelo utilitário SteelSeries Engine 3.12.5 (disponível para download aqui) que pode configurar o mouse para reproduzir até 16,8 milhões de tonalidades diferentes que podem transicionar ou não em até três modos diferentes — BreatheColorShift ou Pulse:

… que também permite configurar as funções do mouse o que inclui a sensibilidade do dispositivo…

… e a criação/edição de macro-comandos:

Com relação ao seu hardware propriamente dito, o sensor óptico do Predator Gaming Mouse o é um PMW3310 produzido pela Pixart cuja resolução de movimento é de 6.500 dpi,  tempo de resposta de 1 ms e velocidade de rastreamento de 200 IPS (polegadas por segundo). A resistência dos seus componentes mecânicos também é reforçada, sendo que a vida útil dos botões direito e esquerdo é estimado em torno de 30 milhões de cliques enquanto que os outros botões (em tese menos usados) tem uma vida útil de aproximadamente 1 milhão de cliques.

Se comparado com outros modelos da marca como o estiloso Cestus 500 (preço sugerido: R$ 699) o Predator Gaming Mouse pode parecer um produto convencional e até que bem comportado. Mas com o preço sugerido de R$ 299 na lojinha da Acer ele também não pode ser considerado um acessório barato, muito menos descartável, o que pode também ser uma opção atraente para aquele que não joga mas está interessado em um mouse honesto e resistente.

Finalmente para você ter uma visão melhor e mais ampla do seu mundo digital nada melhor que um monitor de tela grande, sendo que Acer oferece o Monitor Gamer Acer GN246HL de 24″.

Como o próprio nome sugere, trata-se de um monitor LCD-LED de 24″ com resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels) que seria o modelo de entrada da sua linha gamer (ou GN) mas isso não significa que ele seja um modelo básico, muito menos limitado.

Apresentado na cor preta com detalhes em dourado, o GN246HL mede aproximadamente 56,4 x 34,3 x 17,8 cm (LxAxP) e 3.8 kg de peso com sua base articulada (que pode inclinar para frente em até -5° e para trás em até 15°):

Para aqueles que preferem uma montagem mais arrojada, sua base pode ser facilmente removida o que permite fixar só a tela (56,4 x 34,3 x 4,2 cm) num suporte articulado ou até mesmo na parede por meio de um adaptador VESA com espaçamento de 10 cm:

Segundo a Acer painel LCD é do tipo TN (Twisted Nematic Film) e tem uma área útil de imagem de 53 x 30 com relação de contraste de 100.000.000:1, Pixel Pitch de 0,276 mm e tempo de resposta de 1 ms.

Seu nível de brilho chega a 350 nits e o tempo de resposta de 1 ms. Já a sua taxa de atualização máxima é de 144 MHz e o suporte de cores é de até 16,7 milhões de tons.

Uma curiosidade desse produto é que ele é compatível com a tecnologia 3D Vision e 3D Lightboost da Nvidia.

Com relação as suas portas de entrada e saída, o GN246HL vem equipado (a partir da esquerda) a entrada de energia, porta de som, SVGA, DVI de dupla entrada (DVI-D Dual Link) e HDMI. Mais à direita podemos ver um slot para trava de segurança padrão Kensington.

Acompanha o produto o cabo de força e o bloco transformador externo sendo que o seu consumo estimado é de 23 watts em uso normal, 490 mW no modo stand-by.

Seu preço sugerido é de R$ 1.999 mas já pode ser econtrado por R$ 1.399 na lojinha da empresa.

[ACER]

Ainda em tempo:

Para aqueles que estão considerando a compra do notebook Acer Aspire Nitro 5 (veja nosso review aqui e aqui) a boa notícia é que a Acer Brasil vende um Kit formado pelo notebook Acer Aspire Nitro AN515-51-75KZ com processador Intel Core i7, 16 GB de RAM, HDD de 1TB e aceleradora gráfica GeForce GTX 1050 Ti da NVidia…

mais o Monitor Gamer Acer GN246HL de 24″, Predator Gaming Mouse e a mochila Acer Gray Dual Tone pelo preço sugerido de R$ 6.199,00 em 10x sem juros ou R$ 5.455,12 a vista no boleto (~12% de desconto).

Mais informações na loja da empresa.

Em tempo 2: leitor deste ZTOP tem desconto! Basta inserir o código ZTOP para obter R$ 50 de desconto na compra do kit

(cupom válido até 18 de agosto de 2018)