ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

A viagem na gravidade zero

Em breves 12 minutos, o vídeo acima é o meu “resumo oficial” de um vôo de mais ou menos 1h30 sob o céu de Las Vegas feito no sábado (13). Antes de embarcar, me avisaram: você vai se divertir pra burro ou passar muito mal – e, óbvio, a segunda opção despencou (ou flutuou?) sobre a minha cabeça.

Sim, a câmera balança, não tem estabilização de imagem e em certos momentos eu soltei a filmadora pra girar aleatoriamente. Tudo pra mostrar que a coisa enjoa pra valer (e que, sei lá por qual motivo, fiquei com a boca torta no final).

Nagano dor-de-cotovela: Ok, estamos quites de novo: você ficou verde de enjôo e eu fiquei verde de inveja. E eu que achava que evento de segurança fosse algo monótono.

O avião da Zero-G (um Boeing 727 adaptado) tem apenas 35 assentos para o vôo. Usado em treinamentos de astronautas da NASA, é o único vôo oficial (pelo menos nos EUA) que faz esse tipo de manobra. Para conseguir a simulação da falta de gravidade, o avião faz parábolas no ar – e a física faz o resto. Dependendo do ângulo da parábola, uma gravidade distinta. A primeira foi marciana (1/3 do peso da Terra), as duas seguintes lunares (1/6 do peso na Terra) e as demais 12 em gravidade zero.

É divertido? Pra burro. Ainda bem que eu comi muito pouco naquele dia – fiquei enjoado da metade pro fim do vôo, com as mãos formigando e uma ânsia enorme de vômito (não é à toa que o apelido da brincadeira é “cometa vômito”). Entre outros ‘feridos’ (um italiano vomitou, um americano quebrou a haste dos óculos, eu tomei um chute nas partes baixas…), sobrevivi. Faria de novo? Sim, com certeza…

Uma outra versão paralela do meu vídeo acima foi feita pelo blogueiro norte-americano Chris Pirillo – ele simplesmente não desligou a câmera a partir do primeiro momento de zero-g (e, sim, lá pros 11 minutos eu apareço com uma cara nada amigável…):

Zumo viajou a Las Vegas (e no cometa-vômito) a convite da Symantec.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Boa noite.

    Primeiramente parabéns pelo vôo.
    Qual é o preço para se fazer um vôo desses ?

    Obrigado.

  • batboy

    Caramba, acima de tudo eu teria colado na iJustine! A loira que estava sentada a sua frente. Vacilou…

  • Vixe, estou com dor de cabeça!

  • roberto, a justine foi… maquiada pro vôo! (você acha que ela gosta de aparecer?)

  • Fabiano_blessed

    “Não nasci pra ser astronauta,mas é divertido pra cacete”

    Profunda essa frase !!! rsrsrs

  • Porque você não aproveitou a oportunidade de dar uma “voadinha” ao lado da Justine, já que suas extremidades estavam formigando?

    Relax. I’m kidding you.

    Que inveja. A sensação deve ser inesquecível.

    Congrats anyway.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Zumo na Copa: a caminho de Durban()