A realidade aumentada da Autodesk (vídeo)
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » A realidade aumentada da Autodesk (vídeo)

A realidade aumentada da Autodesk (vídeo)

RESUMO

Sempre ouço falar de realidade aumentada, mas é difícil ver isso na prática (tirando alguns jogadores de baseball, por exemplo). Conheci Gonzalo Martinez, diretor de pesquisa estratégica do escritório do CTO (sim, é esse o cargo) da Autodesk, para falar sobre o tema.

realidade_aumentadaSempre ouço falar de realidade aumentada, mas é difícil ver isso na prática (tirando alguns jogadores de baseball, por exemplo). Conheci hoje Gonzalo Martinez, diretor de pesquisa estratégica do escritório do CTO (sim, é esse o cargo) da Autodesk, para falar sobre o tema. O cara é o braço direito em ideias malucas para criar novas tecnologias, com direito até a falhar bastante (e isso faz parte do processo).

No papo, falamos sobre impressoras 3D e scanners a laser (estilo House of Cards, do Radiohead), mas isso é tema para outro post (estou esperando as imagens!).

A seguir, mesmo sem entender inglês, vale a pena ver como Martinez manipula objetos na frente da webcam que se tornam prédios e até mesmo uma fonte de calor na tela do notebook. A parte mais curiosa é quando pergunto sobre quando nós, mortais, vamos ver isso no dia-a-dia, e ele responde que só pode dizer se me matar (:P).

Veja o vídeo:

Escrito por
Henrique Martin
20 comentários
  • Zumo,

    o salgadinho Doritos Sweet Chili, vem com uma figura atrás da embalagem para usar a realidade aumentada.

    Precisa visitar o site http://www.doritos.com.br e clicar em Libertar Doritos Lover. Bem legal.

    Compra um salgadinho e brinque com o monstrinho heheheh

  • Ola Zumo,

    O primeiro contato que tive com o que se chama realidade aumentada foi um site que promovia o filme “Star Trek”, lançado recentemente.

    http://www.experience-the-enterprise.com/

    Nesse site, após imprimir o poster do filme e coloca-lo na frente da webcam, aparecia uma enterprise interativa em 3D.

    Muito legal como promoçao do filme.

    Um abraço.

  • Oi Henrique,
    Adorei esse post. Mas diz uma coisa, a fonte de calor esquenta mesmo, ou é só uma brincadeira? 🙂

    Ps: vou comprar vários saquinhos de Doritos.

    Abraços

  • Essa tecnologia me lembrou a cena do Homem de Ferro, onde o Tony Stark está redesenhando a Mark I, e desenvolvendo a Mark II.

    No caso dessa tecnologia da Autodesk é empregado um mecanismo fisíco com uma imagem na sua superfície (que pessoalmente me lembra muito as explicações do velhos livros de informática sobre o que é um Bit, que um byte é 8 bits, e os desenhos que exemplificavam a organização), e exibe um objeto 3D na tela do computdaor

    No Filme, o mecanismo de identificação são os próprios braços do Tony Stark, e não há uma tela LCD e sim um dispositivo de exibição tridimensional interativo.

    Bem, de qualquer forma, essa tecnologia é muito interessante, não apenas para informática, mas também para vários outros campos, como a área médida, agrícola, e claro, engenharia em geral.

  • A “visão computacional” é algo que irá revolucionar a jeito que interagimos com os nossos computadores. Teclado e mouse, será motivo de piada e coleção de museu em breve.

  • Essa tecnologia é muito legal e tem várias aplicações. Utilizei ela no meu projeto final da faculdade. Na ocasião eu mostrava um determinado produto alimentício com um marcador para a câmera, e fazia aparecer um gráfico 3D com as informações nutricionais dele.

  • Doritos com coca-cola… hummmmm…xD

    Não sabia dessa do doritos.. mensagens subliminares.. hauhauhauah

    Lembra um pouco o QRcode.

  • Nos as meninas de Mirim Doce Santa Catarina,somos fãs de doritos. Todos os dias devoramos dois pacotes de 200g.Trabalhamos juntas no mesmo setor, somos em cinco todas adoram doritos.beijos…