A realidade aumentada da Autodesk (vídeo)

A

realidade_aumentadaSempre ouço falar de realidade aumentada, mas é difícil ver isso na prática (tirando alguns jogadores de baseball, por exemplo). Conheci hoje Gonzalo Martinez, diretor de pesquisa estratégica do escritório do CTO (sim, é esse o cargo) da Autodesk, para falar sobre o tema. O cara é o braço direito em ideias malucas para criar novas tecnologias, com direito até a falhar bastante (e isso faz parte do processo).

No papo, falamos sobre impressoras 3D e scanners a laser (estilo House of Cards, do Radiohead), mas isso é tema para outro post (estou esperando as imagens!).

A seguir, mesmo sem entender inglês, vale a pena ver como Martinez manipula objetos na frente da webcam que se tornam prédios e até mesmo uma fonte de calor na tela do notebook. A parte mais curiosa é quando pergunto sobre quando nós, mortais, vamos ver isso no dia-a-dia, e ele responde que só pode dizer se me matar (:P).

Veja o vídeo:

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="12951 http://zumo.com.br/?p=12951">comentários</span>

  • Ola Zumo,

    O primeiro contato que tive com o que se chama realidade aumentada foi um site que promovia o filme “Star Trek”, lançado recentemente.

    http://www.experience-the-enterprise.com/

    Nesse site, após imprimir o poster do filme e coloca-lo na frente da webcam, aparecia uma enterprise interativa em 3D.

    Muito legal como promoçao do filme.

    Um abraço.

  • Oi Henrique,
    Adorei esse post. Mas diz uma coisa, a fonte de calor esquenta mesmo, ou é só uma brincadeira? 🙂

    Ps: vou comprar vários saquinhos de Doritos.

    Abraços

  • Essa tecnologia me lembrou a cena do Homem de Ferro, onde o Tony Stark está redesenhando a Mark I, e desenvolvendo a Mark II.

    No caso dessa tecnologia da Autodesk é empregado um mecanismo fisíco com uma imagem na sua superfície (que pessoalmente me lembra muito as explicações do velhos livros de informática sobre o que é um Bit, que um byte é 8 bits, e os desenhos que exemplificavam a organização), e exibe um objeto 3D na tela do computdaor

    No Filme, o mecanismo de identificação são os próprios braços do Tony Stark, e não há uma tela LCD e sim um dispositivo de exibição tridimensional interativo.

    Bem, de qualquer forma, essa tecnologia é muito interessante, não apenas para informática, mas também para vários outros campos, como a área médida, agrícola, e claro, engenharia em geral.

  • A “visão computacional” é algo que irá revolucionar a jeito que interagimos com os nossos computadores. Teclado e mouse, será motivo de piada e coleção de museu em breve.

  • Essa tecnologia é muito legal e tem várias aplicações. Utilizei ela no meu projeto final da faculdade. Na ocasião eu mostrava um determinado produto alimentício com um marcador para a câmera, e fazia aparecer um gráfico 3D com as informações nutricionais dele.

  • Doritos com coca-cola… hummmmm…xD

    Não sabia dessa do doritos.. mensagens subliminares.. hauhauhauah

    Lembra um pouco o QRcode.

  • Nos as meninas de Mirim Doce Santa Catarina,somos fãs de doritos. Todos os dias devoramos dois pacotes de 200g.Trabalhamos juntas no mesmo setor, somos em cinco todas adoram doritos.beijos…

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos