ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

A cidade dos eletrônicos

O Wall Street Journal tem um artigo muito interessante que mostra um pouco do tamanho e do modo de operação da Hon Hai (também conhecida como Foxconn), a gigantesca empresa chinesa que fabrica peças e produtos para alguns dos principais nomes em eletro-eletrônicos no mundo, como Apple (iPods e iPhones), Nokia (celulares e peças), Dell (peças), Sony (Playstation 2), Nintendo (Wii) e muitas outras.

A principal fábrica da empresa, conhecida como Longhua Science & Technology Park (parque de ciência e tecnologia de Longhua) é uma verdadeira mini-cidade, com bancos, dormitórios, academias, piscinas, lojas, restaurantes e áreas de lazer, que atualmente abriga 270 mil funcionários. Eles trabalham e moram na fábrica, em jornadas de seis dias semanais. O conceito pode parecer estranho para nós, mas é bastante comum na ísia. Visitei uma fábrica da Samsung no Complexo Industrial de Gumi, perto de Daegu, na Coréia do Sul, que funcionava com o mesmo sistema.

Além disso, a empresa tem fábricas em vários outros paí­ses, inclusive no Brasil (em Manaus, onde produz peças para celulares). Atualmente a Hon Hai é a maior exportadora da China (e de alguns paí­ses onde está estabelecida, como a República Tcheca), onde tem 450 mil funcionários. E como esse império começou? Com um investimento de US$ 7.500, fabricando botões de plástico para seletores de canal em TVs preto-e-branco.