ZTOP+ZUMO

A CES das coisinhas

Além dos grandes lançamentos das principais marcas, a CES é palco para uma profusão inimaginável de trecos – alguns altamente tecnológicos, outros apenas dispositivos antigos em versão movida a pilha – para todos os gostos e necessidades. Geralmente, para mim, essa é a parte mais divertida.

Sempre imediatamente começo a fazer uma lista mental de coisas que vou colocar (ou pedir para o Henrique colocar) em um futuro carrinho de compras hipotético na Amazon para a próxima viagem (às vezes, dá certo).

Por isso, senta que lá vem história.

Um dos mercados com maiores chances de desenvolvimento/inovação/investimentos em tecnologia é o de beleza e bem-estar. Na CES 2016, vimos muita gente preocupada com o Home Health Care, apresentando equipamentos de automedicação (nos EUA, vários procedimentos são permitidos em casa) e de monitoramento que evitam, muitas vezes, uma visita ao pronto-socorro na hora do mal-estar.

Reliefband2

Um deles é Reliefband (acima), uma pulseira anti-enjoo e anti-vômito que promete deixar a pessoa bem em poucos minutinhos e sem ter de tomar nenhum tipo de remédio – inclusive pessoas em tratamento quimioterápico, dizem.

A tecnologia de neuromodulação consiste em dar choques intermitentes (de até cinco intensidades diferentes) que são transmitidos pelos nervos ao cérebro e, dele, para o estômago. Eu experimentei e a sensação é engraçada, e você consegue sentir realmente algo indo para o seu cérebro imediatamente – a moça da empresa disse que pode usar também para enxaquecas, cólicas menstruais e dores de cabeça.

 

IRIS Illuminating Eye Massager Mint

Passei também pelo estande da marca de gadgets de beleza que está no topo da minha lista de desejos para o dia que eu ganhar na loteria, a Foreo. Você pode nunca ter ouvido falar nela, mas alguma mulher perto de você, já – eles são os fabricantes da escova facial Luna, que é vendida em alguns pontos no Brasil por um precinho bem salgado (R$ 800 a Luna mini, em média) mas que, dizem, opera milagres.

Milagres eu não sei, mas a sensação ao testar uma das novidades que eles apresentaram na CES foi uma das mais gostosas da minha vida. Eu quase não devolvo pra moça o massageador para a área dos olhos Iris. Feito em silicone antibactericida, como os outros produtos da marca, ele promete nos livrar de bolsas de fadiga, linhas de expressão, inchaço e até olheiras – e pode usar sozinho ou para intensificar os resultados de cremes.

Com oito velocidades e à prova d’água, suas alças replicam os movimentos de batidinhas com os dedos anulares que damos ao aplicar produtos na região (não entendeu? De novo, consulte a garota aí ao seu lado que ela sabe). E se não funcionar? Bem, como eu disse, a sensação de relaxamento é incrível – esse, com certeza, vai valer economizar para juntar a grana que ele custará a partir de maio – em torno de US$ 200.

Mapo

Ainda na linha do “tô bonita, mãe?”, outra traquitana curiosa vista foi a MAPO (acima), invenção da startup francesa de mesmo nome. Trata-se de uma máscara O Fantasma da Ópera-style que monitora se a sua pele do rosto está hidratada ou não com a ajuda de quatro eletrodos espalhados pela testa e bochechas – e você confere o resultado em um app para smartphones.

Além do check-up, a Mapo também pode ser usada em conjunto com cremes e séruns para dar um up no processo e ajudar a uma absorção mais eficiente, aumentando a temperatura da pele do rosto para 42 graus para a abertura dos poros durante a aplicação – que não deve durar mais que 10 minutos. Com o uso contínuo do aparelho, que começa a ser vendido em março lá fora, é possível ainda acompanhar, via app, como a sua pele vai ficando mais e mais hidratada no decorrer do tempo, com direito a gráficos estatísticos.

BuddyTag

Bebês, mamães e grávidas também foram um ponto focal nesta CES – é impressionante a quantidade de roupinhas com sensores e localizadores existentes no mercado. Um que me chamou a atenção foi o wearable BuddyTag (acima) que, via Bluetooth, emite um alerta sempre que a criança sair de uma proximidade sua (definida por você) e envia e-mails da hora e local em que ela está.

Ele reúne informações da criança (nome e telefone de contato, como aquelas pulseiras de plástico que éramos obrigados a usar na praia quando pequenos) para que quem achar o filho possa também localizar os pais.

E ainda emite outro alerta quando a criança mantém a cabeça embaixo d’água por mais de cinco segundos e vem com um botão de pânico que a criança mesmo pode apertar quando estiver com medo ou se sentindo perdida – ou apenas querendo trollar você (sabemos que ficar fazendo isso pode ser muuuito tentador). Mesmo assim, com certeza é o tipo de equipamento que qualquer pai gostaria de ter.

dog4

Como somos pais de gatos, e não de crianças, gostei ainda de um dispositivo semelhante para felinos e cachorros, o Canhe-Fit, da Canhegat, um acessório para coleiras que permite saber onde o bichinho está via GPS – e só quem já perdeu um animal de estimação sabe o quanto isso é importante.

Mas estranhamente essa não é a principal função do aparelho. Ele monitora a quantidade de comida e de exercícios que o pet consome e pratica diariamente, para você forçá-lo a ter uma dieta (e uma vida) mais saudável, acompanhando tudo via aplicativo no smartphone. Isso porque eles não conhecem a Mia, nossa branquinha vingativa…

WELT2

Por falar nisso, a Samsung mostrou o WELT, um Wellness Belt (cinto) que vai atormentar você para ter uma vida mais saudável. Ele avisa se você está sentado há muito tempo, se está de pé há tempo demais, se andou o suficiente, te deixa deprimido medindo constantemente sua cintura/barriga e, crueldade das crueldades, emite um alerta sempre que você comer demais no almoço.

WELTA ideia é incrível; a Samsung só precisa inventar uns modelinhos mais fashion e menos caretas para que todo mundo queira usar.

LUNA 2 for Men Front and Back

Ah, e antes que eu me esqueça: a Foreo (sim, ela de novo) lançou também uma nova versão da Luna para meninos, tá? Ela serve para massagear a pele e abrir os poros pré-barbear, aplicar creminhos e lavar o rosto no banho (sim, por favor, façam isso sempre!)

 

  • Adriano De Lima 11/01/2016, 13:29

    Fazer o quê!? LAVAR O ROSTO durante o banho!!!????? Como alguém toma banho e não lava a cara!?

    Sobre usar “creminhos”, PASSO!

    • Renata Mesquita 15/01/2016, 11:16

      Mas precisa lavar direitinho, hein? Sabonete comum não vale… 😀

      • Adriano De Lima 15/01/2016, 12:19

        O sabonete e o xampú que eu costumo usar é o SEMEDÃO, as vezes uso também o QUETEMPRAHOJE! Aliás, o que é sabonete comum!? Sabonete especial te dá poderes!? Posso ser um super Sayajin!? O.O’